NOTÍCIA

Mercado alimentar reforçado com fábrica de fuba em Viana

FGC Notícias Mercado alimentar reforçado com fábrica de fuba em Viana
Mercado alimentar reforçado com fábrica de fuba em Viana

Mercado alimentar reforçado com fábrica de fuba em Viana

O mercado de produção alimentar do país vai contar, no início do próximo ano, com uma fábrica de farinha de milho, vulgo fuba, instalada na Zona Industrial de Viana, com financiamento garantido pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

Designada Food Dream, a fábrica, com uma capacidade de produção mensal de cerca de seis mil toneladas de fuba de milho e duas outras de farelo, foi visitada, esta quinta-feira, por uma delegação do Fundo de Garantia de Crédito, chefiada pelo Administrador para Área de Negócios, Eduardo Mohamed.

Durante a visita, em que estiveram ainda a Directora Comercial, Márcia José, dois chefes de departamentos e quatro técnicos do FGC, constatou-se que várias secções da indústria transformadora estão totalmente equipadas e já funcionais.

Neste momento, a Food Dream tem dois produtos já registados; Kuiangu e Pala Pala, marcas inspiradas nas falas e contextos dos povos de várias regiões de Angola, onde se consumia em grande escala a fuba de milho, esclareceu a Administração da indústria, Jorge Mendonça Gabriel.

“Esta fábrica surgiu para que possamos combatar as dificuldades alimentares que o país apresenta e criar cenários de empregabilidade para os jovens angolanos”, ressaltou o responsável da fábrica, que beneficiou de um financiamento do Banco Keve.

Neste momento, a fábrica conta com 45 trabalhadores, mas a meta, quando atingir a capacidade máxima, dentro de três meses, é alcançar os 85 colaboradores, dos quais 95 por cento nacionais.

Jorge Mendonça Gabriel agradeceu o papel fundamental desempenhado pelo FGC e Banco Keve, para que a fábrica pudesse criar condições de operacionalidade.

Tema: FGC
Data: 13 de Dezembro 2024