O Governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, recebeu, terça-feira, o Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, para um encontro de cortesia, em que foram abordados assuntos relativos ao papel da instituição financeira.
Durante a reunião, o Governador garantiu o seu apoio institucional e pessoal para o reforço da presença do FGC na província, assim como elogiou o papel do Fundo no apoio ao empresariado na província de Benguela.
O PCA do Fundo, depois de felicitar Manuel Nunes Júnior pela indicação a governador de Benguela, há três meses, apresentou os resultados da actividade da instituição na província, a segunda com o maior número de garantias públicas, depois da Huíla.
Luzayadio Simba explicou, igualmente, os objectivos da visita a Benguela, que encerra amanhã com uma visita a um projecto garantido pela instituição, um dia após a apresentação ao balanço das acções do FGC.
No quadro da política de expansão de serviços do FGC, o PCA explicou que Benguela é pioneira nesse programa, ao beneficiar da primeira agência regional, que atende as províncias do Huambo, Bié e parte da Huíla.
No encontro, estiveram pelo Fundo os administradores Eduardo Mohamed e Efigénia Mpengo, os assessores Lopes Muhongo e Miguel dos Santos, bem como o director da Agência Regional do Lobito, Ivo Jerónimo, e pelo Governo Provincial a Vice-governadora para o Sector Político, Económico e social, Cátia Cachuco, o secretário-geral do Governo, Alex Chicueteco, e o director local do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Samuel Maleze.
Ontem, no quadro da estada em Benguela, a equipa do FGC visitou um projecto agrícola ao Dombe Grande e outra a uma moageira no Lobito, dois empreendimentos financiados pela Sociedade de de Microcrédito KixiCrédito, enquanto amanhã vai ser realizada a uma indústria transformadora.