O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, enfatizou, esta quinta-feira, 20, em Luanda, a importância do apoio do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) às cooperativas de micro-crédito na promoção da inclusão financeira.
Durante a abertura do Ciclo de Conferências organizado pelo BNA, Manuel Tiago Dias, ressaltou que as cooperativas de crédito, são fundamentais para ampliar o acesso a produtos e serviços financeiros, especialmente para a população que ainda não possui uma relação próxima com os bancos comerciais.
Por este motivo, O governador destacou que essas entidades, por serem de menor dimensão e com exigências reduzidas, desempenham um papel crucial na economia ao facilitar o acesso ao crédito para pequenos e médios empreendedores.
Nesse contexto, disse que o FGC tem sido um parceiro estratégico, ao emitir garantias que facilitam o acesso ao financiamento bancário para micro, pequenas e médias empresas (MPME’s), tendo alcançado mais de cinco mil projectos financiados em parceria com instituições financeiras ao longo de 2024.
Por outro lado, o governador anunciou que, como parte dos esforços para promover a inclusão financeira, o BNA projecta realizar uma próxima conferência, que será focada nas oportunidades alternativas de pagamento na economia angolana.
Esse evento, esclareceu, vai procurar reunir diversos actores do sector para discutir e implementar soluções inovadoras que atendam às necessidades financeiras da população, contribuindo para o desenvolvimento económico sustentável do país.
Manuel Tiago Dias referiu que essas iniciativas estão alinhadas com a meta do BNA de alcançar uma taxa média de inclusão financeira de 75% entre 2023 e 2028, através do recurso de instrumentos como o micro-crédito e outras ferramentas financeiras não bancárias.