NOTÍCIA

Madeireira apoiada pelo FGC confirma maior capacidade produtiva e de novos investimentos

FGC Notícias Madeireira apoiada pelo FGC confirma maior capacidade produtiva e de novos investimentos
Madeireira apoiada pelo FGC confirma maior capacidade produtiva e de novos investimentos

Madeireira apoiada pelo FGC confirma maior capacidade produtiva e de novos investimentos

O apoio do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) na facilitação do financiamento bancário à EMADEL (Empresa de Madeira) foi fulcral para reforçar a capacidade produtiva e de novos investimentos estruturantes, considerou o Director-geral dessa indústria transformadora, Armando Ferreira.

O gestor da empresa, que falava na última quinta-feira, 22, durante a visita de uma delegação do FGC, liderada pelo Administrador para a Área de Negócio, Eduardo Mohamed, às instalações da empresa, localizada na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, avançou que o apoio permitiu a aquisição de tecnologia moderna e a expansão para zonas de produção florestal.

Armando Ferreira apresentou um panorama detalhado da estrutura do grupo e dos investimentos em curso na instituição, instalada na província do Icolo e Bengo. “Esta é uma das quatro unidades industriais que integram o grupo. A EMADEL tem hoje uma presença consolidada no mercado e capacidade ampliada graças aos financiamentos viabilizados com garantias do FGC”, explicou.

Com mais de 300 trabalhadores, a unidade visitada, com cerca de oito mil metros quadrados de área produtiva coberta e inserida num terreno de 52 mil metros quadrados, é a maior do grupo e abriga um dos seus principais projectos de expansão.

“O investimento permitiu não apenas aumentar a produção, mas também adquirir uma serração moderna e dar início ao aproveitamento de uma fazenda de 36 mil hectares voltada para a silvicultura e exportação”, afirmou Armando Ferreira.

A visita, em que estiveram da parte do FGC o Director de Acompanhamento de Projectos, Celso Carvalho, e o Chefe de Departamento para Acompanhamento de Projectos Estruturantes, Danilo Assis, e técnicos de diversas unidades orgânicas, visou reforçar a articulação entre as instituições e constatar de perto os resultados concretos da política de estímulo à produção nacional apoiada pelo Fundo.

Neste momento, a EMADEL tem apostado fortemente na transformação de madeira nacional com certificação FSC, oferecendo ao mercado produtos como sualhos, decks e mobiliário de alto padrão, tornando-se a primeira empresa em Angola a produzir portas certificadas, com aplicações específicas para unidades hospitalares.

A produção interna da EMADEL inclui, além de portas e janelas, mobiliário completo para hospitais, hotéis e habitações, como secretárias, armários e até sofás. A empresa diferencia-se no mercado pela capacidade de execução de projectos integrados e personalizados.

Na conversa com a gestão da madeireira, o Administrador do FGC para Negócio destacou o papel estratégico da EMADEL no fortalecimento da indústria transformadora e no aproveitamento sustentável de recursos florestais. “É gratificante ver como o acesso a garantias de crédito contribuiu para desbloquear o potencial produtivo desta empresa”, rematou.

 

Tema: FGC
Data: 26 de Maio 2025