NOTÍCIA

Uso ético da IA na banca defendido em debate com presença do FGC

FGC Notícias Uso ético da IA na banca defendido em debate com presença do FGC
Uso ético da IA na banca defendido em debate com presença do FGC

Uso ético da IA na banca defendido em debate com presença do FGC

A necessidade de usar a inteligência artificial (IA) com ética e responsabilidade, especialmente no sector bancário, foi o principal alerta deixado pelo secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Otoniel dos Santos, esta quarta-feira, na III edição da Angola Banking Conference, promovida pela revista Economia & Mercado, em Luanda.

Durante a conferência, que contou com a participação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), o Secretário de Estado sublinhou que o debate já não passa por saber se a IA será adoptada, mas como será integrada de forma justa e com impacto positivo, daí defender que a tecnologia deve servir para promover a inclusão financeira com escala e não aprofundar desigualdades.

Num ano em que a banca angolana registou um crescimento acentuado, com 82% de rentabilidade dos seus lucros em 2024, Otoniel dos Santos, que falava no evento subordinado ao tema “O papel da IA no futuro da banca”, sublinhou que a inteligência artificial deve ajudar o sector bancário a atingir o que ainda não conseguiu plenamente: bancarizar com justiça e criar valor social.

O Secretário de Estado propôs além disso, que “a banca saiba fazer uma transição tecnológica responsável, sem desumanização nem exclusão dos trabalhadores”, ressaltou na conferência em que o Fundo teve presença de destaques.

Como expositor institucional, o Fundo reafirmou o seu papel estratégico no apoio ao financiamento produtivo e na estabilização do sistema financeiro angolano, principalmente por meio das linhas GAP (Garantias de Apoio à Produção), LAPS (Linha de Apoio a Projetos Sustentáveis), Diversifica Mais e LASMC (Linha de Apoio às Sociedades de Micro-crédito).

Em representação do FGC, esteve o Assessor do Conselho de Administração Miguel dos Santos, os Directores Comercial, Márcia José, Gestão de Garantias, William Veiga, e de Acompanhamento de Projectos, Celso Carvalho, além de técnicos de diversas unidades orgânicas.

O tema “O papel da IA no futuro da banca” foi desenvolvido por Nuno Melo Loureiro e Fernando Vasconcelos, ambos da PwC, seguido de um painel de debate animado gestores bancários do BPC, BFA, Atlântico, BAI, Standard Bank e BCS.

A actividade foi encerrado pelo Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, que reforçou os desafios da supervisão num ambiente de transformação digital profunda, e destacou a necessidade de conjugar inovação com transparência e segurança. ‎

 

Tema: FGC
Data: 29 de Maio 2025