O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) alinhou, esta sexta-feira, 30, através da Direcção Regional do Lobito, estratégias com parceiros institucionais e bancários da província do Bié com o objectivo de aumentar o número de projectos financiados com garantias públicas.
A reunião, em que esteve o Director Regional do FGC, Ivo Jerónimo, foi realizada com o Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado (GPDEI) e contou com a presença de representantes da banca comercial, promotores locais e entidades públicas.
Ivo Jerónimo reforçou a disponibilidade do Fundo em apoiar projectos economicamente viáveis, através da emissão de garantias públicas que viabilizam o acesso ao crédito bancário. Do outro lado, os representantes dos bancos presentes, designadamente BAI, SOL, BFA e BPC, manifestaram abertura para analisar propostas que já tenham pré-garantias aprovadas.
Durante o encontro, foram esclarecidos os procedimentos para aceder às garantias públicas, uma vez que ainda persiste falta de informação entre alguns promotores e gestores locais. Um dos principais obstáculos identificados pelos bancos continua a ser a documentação exigida, sobretudo no que diz respeito à titularidade de imóveis apresentados como garantia real.
Como próximo passo, esclareceu o Director Regional do FGC, foi acordado um plano-piloto de implementação do alinhamento estratégico e a realização de um novo encontro, mais abrangente, com a participação do Fundo, das instituições financeiras, do empresariado e das administrações municipais.
“O objectivo será facilitar o acesso ao crédito e dinamizar a execução de projectos estruturantes na província do Bié”, rematou Ivo Jerónimo.