O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e a Administração Municipal do Chongoroi realizaram, nesta terça-feira, 17, um encontro com os operadores económicos daquela parcela da província de Benguela, com o objectivo de reforçar a divulgação das linhas de garantias públicas.
Depois das palavras de boas-vindas do Administrador Municipal de Chongoroi, Ernesto Pinto, a actividade foi conduzida pela Administradora adjunta para a Área Económica e Finanças, Natália Mundjanga, e pelo Director Regional do FGC, Ivo Jerónimo, em que se alinharam estratégias de facilitação do acesso ao crédito bancário da parte das micro, pequenas e médias empresas.
Nesta senda, o Director Regional do FGC, Ivo Jerónimo reiterou a prioridade institucional de garantir maior proximidade e assistência técnica aos agentes económicos fora dos grandes centros urbanos.
“A nossa presença no Chongoroi simboliza o compromisso do FGC com o desenvolvimento inclusivo, levando informação, confiança e ferramentas aos promotores que têm ideias e projectos, mas enfrentam dificuldades de acesso ao financiamento tradicional”, afirmou o Director Regional.
Durante o encontro, foi amplamente debatida a questão da titularidade da terra, identificada como o maior obstáculo enfrentado por muitos produtores da região.
Mas, a equipa técnica do FGC prestou esclarecimentos detalhados sobre os critérios de elegibilidade, destacando a importância da formalização da actividade económica e da canalização dos rendimentos através do sistema bancário formal, como elementos que contribuem para a credibilidade do promotor e facilitam a concessão de garantias.
Em articulação com o Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico Integrado, ficou acordado que este órgão passará a actuar como canal de apoio local na preparação e organização dos processos de solicitação de garantia, com vista a garantir maior celeridade e eficiência na tramitação dos pedidos. O alinhamento institucional visa facilitar o acesso dos operadores ao crédito bancário, com respaldo do mecanismo de garantia pública
A Administração Municipal, segundo a Administradora adjunta para a Área Económica e Finanças, Natália Mundjanga, expressou total abertura para colaborar na mobilização e orientação dos operadores económicos, bem como no suporte à regularização documental dos projectos em fase de preparação.
O encontro contou com a presença de agentes económicos dos sectores da agropecuária, logística de escoamento e serviços de apoio ao sector produtivo, que demonstraram elevado interesse pelas soluções apresentadas e solicitaram o reforço da presença do FGC em futuras actividades de capacitação.
A par disso, no quadro da continuidade desta parceria institucional, o FGC foi formalmente convidado a participar nas festividades do município, previstas para o mês de Setembro, oportunidade que será aproveitada para intensificar o trabalho de divulgação e fortalecer o elo de confiança com os promotores locais.