O FGC está a participar da cimeira de negócios Estados Unidos - África, que decorre em Luanda, Angola de 23 a 25 de Junho.
A delegação do FGC é constituída pelo Administrador do Negócio, Eduardo Mohamed, Administradora de Finanças e Administração, Efigênia MPengo, Assessor do Conselho de Administração, Pedro Kabanje, Directora Comercial, Márcia José, Benedito Kayela, Director de Comunicação Institucional e Marketing, e pela Chefe do Departamento de Linhas e Produtos, Alin Faustino.
A Cimeira de Negócios Estados Unidos África 2025 é um evento rico em conferências e mesas redondas de interesse do FGC, enquanto instituição que garante a redução do risco de financiamento bancária à economia real.
Entres os temas a serem explorados pela equipa do FGC, está o diálogo de alto nível sobre a “colaboração dos EUA-África no sector Agro-Alimentar”.
Pelo seu envolvimento na dinamização do acesso ao financiamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas, no quadro do Projecto Diversifica Mais, a abordagem em plenário do “Corredor do Lobito: fortalecimento das parcerias pra o futuro da infra-estrutura da África” está na agenda do Fundo de Garantia de Crédito, neste evento.
O tema é de tamanha importância, por isso é o único que vai ter dois momentos de discussões.
A mesa redonda subordinada ao tema “desbloqueando capital para a infraestrutura de África através de finanças inovadoras” é outro tema de interesse do FGC na cimeira, que contou a abertura solene do presidente da República João Lourenço, que entre outras outras abordagens apelou aos investidores dos Estados Unidos a não se limitarem ao sector extrativo de matérias primas, mas também que apostem na indústria transformador, naval, automóvel e turismo.