NOTÍCIA

Fundo de Garantia de Crédito presente na Feira da Batata e do Milho no Bié

FGC Notícias Fundo de Garantia de Crédito presente na Feira da Batata e do Milho no Bié
Fundo de Garantia de Crédito presente na Feira da Batata e do Milho no Bié

Fundo de Garantia de Crédito presente na Feira da Batata e do Milho no Bié

Uma delegação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), chefiada pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, participa, desde quinta-feira, na IV edição da Feira da Batata e do Milho, realizada, no Cuito, pelo Governo Provincial do Bié.

No evento, em que estão a ser expostas as grandes potencialidades da província, o FGC apresentou as linhas de garantias disponíveis para apoio aos micro, pequenos e médios empresários e a empreendedores singulares.

Neste âmbito, o PCA do FGC apresenta, esta tarde, na Primeira Conferência Internacional sobre Cereais e Grãos 2023, o tema “O Papel do FGC na Economia Nacional”. A comitiva do FGC, além do PCA, é composta pelo Administrador para Área de Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed, pelo Assessor do Conselho de Administração Lopes Muhongo, pelos directores da Área Comercial, Márcia José, e Comunicação Institucional e Imprensa, António Cambala, respectivamente, e os colaboradores Párson Jorge e Jurema Físico.

Na província do Bié, o FGC apoiou, até o momento, 12 projectos nos sectores da Agricultura, Pecuária e Indústria Transformadora, com um montante equivalente a mais de seis mil milhões de kwanzas. A feira decorre até amanhã, 2 de Setembro, sob o lema “Bié, Plantar, Produzir e Desenvolver”, e é considerada uma oportunidade para tornar a província do Bié um celeiro de Angola e relançar a produção de alimentos na região.

Durante a abertura do evento, iniciativa da Agreement Group, com participação dos governos do Bié e Huambo, o governador da primeira província, Pereira Alfredo, referiu que Angola é parte integrante do sistema económico mundial, mergulhado numa crise, iniciada 2008, e agravada, em 2014, e com impactos mais agressivos com o surgimento da Covid 19.

Pereira Alfredo disse ser necessário a mobilização da massa pensante e força produtiva para alavancar a produção de grão, visto que existirem condições no país para o efeito. “Temos de pensar global e agir local, de forma a ouvir subsídios de especialistas e sentir uma maior acção dos produtores”, disse o governador do Bié, ao afirmar que tem de se ser flexível, e todos são poucos nesta árdua tarefa.

Na feira, participam mais de 300 produtores da província do Bié e estão expostos três mil toneladas de produtos do campo e não só. Saliente-se que o Bié, com uma área de 492.042 hectares de aproveitamento útil, produz por época uma média de 1.232.630 toneladas de produtos diversos, com destaque para o cultivo do milho, batata rena, trigo e hortícolas diversas.

Tema: FGC
Data: 1 de Setembro 2023