A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, destacou, esta quarta-feira, no Panguila, a importância da produção da banana para a economia do país, ao considerá-la um elemento-chave para a diversificação económica e a auto-suficiência alimentar.
No evento, que conta com a presença do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Maria António Nelumba ressaltou que a produção desta fruta não só gera renda e empregos para milhares de famílias, mas, também, contribui significativamente para a segurança alimentar e redução da dependência de importações.
Para muitos países, disse a Governadora, a banana é um produto de exportação responsável por uma parte considerável de divisas. “Existem algumas multinacionais que se especializaram na sua exportação para outros países, mesmo não sendo a banana originária do seu país, gerando milhões de dólares”.
Neste sentido, Maria Antónia Nelumba avançou que a produção de banana pode ser um motor desse progresso, promovendo o desenvolvimento de sectores estratégicos, além da indústria extrativa, designadamente a do petróleo e diamante.
No discurso de abertura da 10ª edição da feira, que decorre, de hoje a sábado, sob o lema “A Produção da Banana na Vanguarda da Diversificação da Economia e Auto-suficiência Alimentar”, a governante convidou os presentes a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo evento para aprender, compartilhar e colaborar.
“Juntos, podemos construir um futuro mais próspero e sustentável para o sector agrícola angolano”, disse Maria Antónia Nelumba, durante o evento en que participam agricultores, produtores nacionais, cooperativas, empresários, investidores e especialistas do sector agrícola.
A Feira da Banana do Bengo foi instituída pelo Governo local, em 2012, e tem sido a maior bolsa de valores a nível da província, com vista a incentivar a produção nacional e proporcionar a diversificação da economia angolana.