NOTÍCIA

FGC participa no acto de lançamento da Cimeira EUA-África 2025

FGC Notícias FGC participa no acto de lançamento da Cimeira EUA-África 2025
FGC participa no acto de lançamento da Cimeira EUA-África 2025

FGC participa no acto de lançamento da Cimeira EUA-África 2025

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) participou, nesta sexta-feira, 22, em Luanda, na sessão de esclarecimento e apresentação da 17ª Cimeira Estados Unidos da América-África, que Angola vai acolher em Julho de 2025.

A sessão, em que estiveram o Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, e o Director do Gabinete do Apoio ao CA, Gilvane Baltazar, foi aberta pelo Ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês.

O PCA do FGC considerou que a presença do Fundo é um reflexo da sua importância na dinamização do sector empresarial em Angola e do compromisso em promover o acesso a oportunidades financeiras para os empreendedores nacionais.

Durante o discurso de abertura da sessão, organizada pelo Grupo Arena, o Ministro Rui Minguês destacou a relevância estratégica para Angola e o continente africano da Cimeira, que se realizará, pela primeira vez, no país, entre os dias 23 e 27 de Julho de 2025.

A cimeira vai permitir reunir empresários de países africanos e dos Estados Unidos, proporcionando um ambiente de negócios propícios para a troca de experiências e a criação de parcerias comerciais.

O Ministro da Indústria e Comércio referiu a relevância estratégica da Cimeira para Angola e para o continente africano, que, mais do que um encontro, será um catalisador para um futuro compartilhado. “Ao trabalhar juntos, podemos transformar nossas economias, fortalecer nossas parcerias e garantir que as empresas africanas prosperem, não apenas no continente, mas em todo o mundo”, afirmou o ministro.

Rui Minguês sublinhou ainda a necessidade de investir na capacitação e formação, de modo que as empresas africanas possam não só competir, mas, também, prosperar em mercados internacionais, como o dos Estados Unidos, que, em 2023, possuía o maior PIB mundial, estimado em 27 trilhões de dólares.

O ministro ressaltou o vasto potencial do mercado americano, destacando que a renda per capita de cerca de 82 mil dólares representa uma enorme oportunidade para as empresas africanas se posicionarem de forma competitiva.

Em tom de incentivo, Rui Minguês fez um apelo aos presentes na sessão de lançamento e apresentação da cimeira, convidando-os a aderirem massivamente ao evento, com o objectivo de fortalecer as relações económicas e promover o desenvolvimento de negócios africanos no cenário global.

A realização da Cimeira de Negócios EUA-África em Angola é uma oportunidade única para a criação de negócios, estando reservado um programa abrangente que inclui palestras de especialistas, sessões plenárias e painéis sectoriais, reuniões de negócio privadas, fóruns para discutir o ambiente de negócios em África, reuniões de networking B2B e B2G, centro de exibições, entre outros eventos paralelos.

A cimeira é um evento internacional de negócios, que visa fortalecer e aproximar os ambientes empresariais dos países africanos com os EUA, promovendo oportunidades de cooperação e crescimento para ambas as economias, permitindo, também, o fomento da proximidade entre decisores governamentais e privados.

 


 

Tema: FGC
Data: 22 de Novembro 2024