NOTÍCIA

Fórum Angola-Brasil incentiva mais investimentos na agricultura

FGC Notícias Fórum Angola-Brasil incentiva mais investimentos na agricultura
Fórum Angola-Brasil incentiva mais investimentos na agricultura

Fórum Angola-Brasil incentiva mais investimentos na agricultura

O Administrador para área de Negócios do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Eduardo Mohamed, defendeu, recentemente, em Luanda, um maior investimento na actividade agrícola, por se tratar de um sector-chave para o crescimento económico.

Eduardo Mohamed fez tais considerações durante o II painel do Fórum Empresarial Angola-Brasil, que decorreu sob o tema “Financiamento para o Agro-Negócio”, em que participaram representantes do BIC, BAD (Banco Africano de Desenvolvimento), BFA e o Banco do Brasil, bem como das empresas Biocom e Carrinhos.

Para o Administrador do FGC, tal como no Brasil, a agricultura em Angola é uma questão de Estado e de soberania, razão pela qual há um enorme engajamento dos ministérios do Planeamento e das Finanças.
No Fórum Empresarial Agro Angola-Brasil, Eduardo Mohamed elucidou os empresários brasileiros sobre o papel do FGC na facilitação de crédito para as empresas, referindo que os estrangeiros que investem em Angola podem solicitar a garantia pública.

Por conta disso, realçou que, em função da experiência, conhecimento e tecnologia, utilizada na agricultura, o Fundo tem gizado uma estratégia de inclusão das empresas brasileiras em alguns projectos desafiantes, garantidos pelo FGC.
O evento surge no quadro de uma visita de trabalho do ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, acompanhado de uma delegação de empresários do seu país.

Além do ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, marcou presença no acto de abertura o ministro da Agricultura e Floresta de Angola, Isaac dos Anjos.
No quadro do fórum, Angola e Brasil assinaram dois acordos voltados ao reforço de parcerias na área de Agricultura. Trata-se da carta de intenções para a promoção do comércio e investimentos agro-pecuário entre os ministérios da Agricultura e Pecuária do Brasil.

O ministro Isaac dos Anjos sublinhou a importância dos acordos, considerando proveitoso, na medida em que proporcionará novos “players” para o mercado nacional interessados em desenvolver a agricultura em larga escala no país.

Tema: FGC
Data: 11 de Dezembro 2024