Fundo reafirma no Cunene compromisso no apoio ao acesso ao crédito
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) reafirmou, esta terça-feira, 14, no município de Cuanhama, província do Cunene, o seu compromisso com o desenvolvimento económico e o fortalecimento do acesso ao crédito em Angola.
A garantia foi dada pelo Assessor do Conselho de Administração Miguel dos Santos, durante o seminário sobre o “Acesso ao Crédito: Aviso n.º 09/24 e n.º 10/24, dos Sectores Habitacional/Construção e Produtivo”, promovido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
No evento, em que participaram especialistas do sector financeiro, económico e académico, o assessor do FGC apresentou as linhas de garantia operacionalizadas pela instituição e destacou o seu impacto no financiamento ao sector produtivo e na promoção do acesso ao crédito, especialmente para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).
Miguel dos Santos considerou, no painel que reflectiu “O Papel do FGC no Apoio ao Crédito e Programas Disponíveis”, que o Fundo é dos principais instrumentos de apoio e facilitação das empresas nacionais no acesso ao financiamento, através da emissão de garantias públicas.
O assessor garantiu que o Fundo de Garantia de Crédito vai continuar a envidar esforços para cumprir a sua missão de facilitar o acesso ao crédito e fortalecer o ambiente de negócios em Angola, assim como contribuir para a diversificação económica e o crescimento sustentável do país.
O seminário foi aberto pela Directora Regional Sul do BNA, Ana Lages Cortez, que ressaltou a importância das políticas de estímulo ao crédito delineadas pelos Avisos n.º 09/2024 e o n.º 10/2024.
Antes do terceiro painel, em que participou o FGC, houve um primeiro sobre “Financiamento ao Sector Real da Economia, Habitação e Construção”, com a participação de Celso Almeida, Analista de Crédito do Gabinete de Acompanhamento de Crédito do BNA. Já o segundo painel permitiu uma discussão sobre “O Papel do FADA (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário) no Apoio ao Crédito”.
O seminário, encerrado pelo Director de Acompanhamento de Crédito do BNA, Veloso Pedro, teve ainda uma sessão de perguntas e respostas, abrindo um debate interactivo entre os prelectores e o público.