NOTÍCIA

Fundo reafirma no Cunene compromisso no apoio ao acesso ao crédito

FGC Notícias Fundo reafirma no Cunene compromisso no apoio ao acesso ao crédito
Fundo reafirma no Cunene compromisso no apoio ao acesso ao crédito

Fundo reafirma no Cunene compromisso no apoio ao acesso ao crédito

Fundo reafirma no Cunene compromisso no apoio ao acesso ao crédito

 

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) reafirmou, esta terça-feira, 14, no município de Cuanhama, província do Cunene, o seu compromisso com o desenvolvimento económico e o fortalecimento do acesso ao crédito em Angola.

 

A garantia foi dada pelo Assessor do Conselho de Administração Miguel dos Santos, durante o seminário sobre o “Acesso ao Crédito: Aviso n.º 09/24 e n.º 10/24, dos Sectores Habitacional/Construção e Produtivo”, promovido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

 

No evento, em que participaram especialistas do sector financeiro, económico e académico, o assessor do FGC apresentou as linhas de garantia operacionalizadas pela instituição e destacou o seu impacto no financiamento ao sector produtivo e na promoção do acesso ao crédito, especialmente para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).

 

Miguel dos Santos considerou, no painel que reflectiu “O Papel do FGC no Apoio ao Crédito e Programas Disponíveis”, que o Fundo é dos principais instrumentos de apoio e facilitação das empresas nacionais no acesso ao financiamento, através da emissão de garantias públicas.

 

O assessor garantiu que o Fundo de Garantia de Crédito vai continuar a envidar esforços para cumprir a sua missão de facilitar o acesso ao crédito e fortalecer o ambiente de negócios em Angola, assim como contribuir para a diversificação económica e o crescimento sustentável do país.

 

O seminário foi aberto pela Directora Regional Sul do BNA, Ana Lages Cortez, que ressaltou a importância das políticas de estímulo ao crédito delineadas pelos Avisos n.º 09/2024 e o n.º 10/2024.

 

Antes do terceiro painel, em que participou o FGC, houve um primeiro sobre “Financiamento ao Sector Real da Economia, Habitação e Construção”, com a participação de Celso Almeida, Analista de Crédito do Gabinete de Acompanhamento de Crédito do BNA. Já o segundo painel permitiu uma discussão sobre “O Papel do FADA (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário) no Apoio ao Crédito”.

 

O seminário, encerrado pelo Director de Acompanhamento de Crédito do BNA, Veloso Pedro, teve ainda uma sessão de perguntas e respostas, abrindo um debate interactivo entre os prelectores e o público.

 

 

 

 

 

Tema: FGC
Data: 14 de Março 2025