Os mecanismos de acompanhamento aos projectos com garantias públicas estão mais eficientes e eficazes a nível do Fundo de Garantia de Crédito, afirmou, esta quinta-feira, 20, o Presidente do Conselho de Administração da instituição.
Luzayadio Simba, que falava durante o painel sobre “Acesso ao Crédito em Angola: visão dos operadores”, durante o Ciclo Anual de Conferências do BNA, considerou fundamental o acompanhamento para o sucesso dos projectos, com vista a evitar situações como as que ocorreram com o descontinuado Programa Angola Investe.
“O Angola Investe foi um dos programas em que o Fundo registou muitos desvios de finalidade. Isto foi, essencialmente, por falta de acompanhamento”, lamentou o Presidente do Conselho de Administração.
Para prevenir situações de desvio de finalidade, avançou Luzayadio Simba, o FGC criou uma Direcção de Acompanhamento, que tem a missão de seguir os projectos desde a concessão da garantia até à conclusão da amortização do crédito.
Com este mecanismo de acompanhamento, que conta com a parceria da banca comercial, o FGC tem estado a registar uma redução considerável do nível de incumprimento nos projectos com garantias públicas.
Na sua intervenção, o PCA fez, igualmente, uma referência à parceria com as sociedades de micro-créditos, no sentido de apoiar os micro empresários e outras entidades que fazem pequenos negócios, mas sem fácil acesso à banca comercial.
“Este sector de micro-negócios, embora com pequenas operações requer um acompanhamento rígido”, considerou Luzayadio Simba.
Relativamente aos constrangimentos no processo das garantias concedidas aos promotores, o PCA enumerou a fraca estruturação dos projectos, pouco domínio da parte de alguns promotores sobre o negócio proposto, tendência de solicitação valores muito altos (longe da dimensão do projecto) e inexperiência na área de actividade.
Nesses casos, em que se verifica essas insuficiências, o FGC, através da sua estrutura montada orienta o promotor, sendo que, nalgumas situações, solicita e apoia a reestruturação do projecto, numa parceria com instituições como o INAPEM.