NOTÍCIA

FGC preparado para emissão de garantias em projectos do Corredor do Lobito

FGC Notícias FGC preparado para emissão de garantias em projectos do Corredor do Lobito
FGC preparado para emissão de garantias em projectos do Corredor do Lobito

FGC preparado para emissão de garantias em projectos do Corredor do Lobito

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) tem as condições necessárias criadas para a emissão de garantias públicas aos empreendedores que queiram investir no Corredor do Lobito, assegurou, esta sexta-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração.

 

 

Luzayadio Simba, que falava à imprensa em torno da V edição do Fórum Indústria, promovido pelo Jornal Expansão, avançou que a capitalização, pelo Banco Mundial, em 80 milhões de dólares, dos quais 48 milhões já em posse do FGC, deram robustez à instituição para assumir os riscos da banca no financiamento no quadro do Diversifica Mais.

 

 

Para materializar essas iniciativas, no quadro da sua Linha de Garantia Diversifica Mais, o PCA referiu que o FGC celebrou acordos com o BFA e BAI, para essas instituições bancárias financiarem os projectos a nível do Corredor do Lobito com a as garantias públicas.

 

 

“Estamos com as condições reunidas e os protocolos assinados. Por isso, aguardamos pelas propostas de investimentos dos nossos promotores”, disse Luzayadio Simba, ao destacar que, até o momento, não existem quaisquer emissão de garantias no quadro do Diversifica Mais.

 

 

Uma das razões de pouca adesão, segundo o PCA, é o facto de muitos empresários sentirem alguma dificuldade em aceitar as taxas de juros. Daí que esses preferem aderir ao Aviso n°10 do Banco Nacional da Angola, que tem uma taxa de 7,5, e não a do mercado, que ronda no intervalo de 15 a 21%.

 

 

Para minimizar pés efeitos disto, o principal gestor do FGC anunciou uma negociação, com o apoio do Ministério do Planeamento junto do Banco Mundial, para que haja uma compensação. “Queremos uma subvenção a essa taxa de juros, de modo a baixa-la e não ser a mesma aplicada no mercado”, disse.

 

 

Deste mondo, Luzayadio Simba acredita que se pode impulsionar os investimentos ou estimular a adesão dos empreendedores ao Projecto de Aceleração da Diversificação Económica e a Criação de Emprego, que inspirou a Linha de Garantia Diversifica Mais, implementada pelo FGC.

 

 

Fora da Diverfisifica Mais, o PCA avançou que foram apoiados 9.250 projectos, desde 2012 até início Março, o que representam valores acima dos 900 mil milhões de kwanzas, estatísticas que foram alcançadas graças à parceria com as Sociedades de Microcrédito, que estão dentro do nosso escopo.

 

Tema: FGC
Data: 22 de Março 2025