NOTÍCIA

Executivo considera FGC decisivo para o desenvolvimento industrial

FGC Notícias Executivo considera FGC decisivo para o desenvolvimento industrial
Executivo considera FGC decisivo para o desenvolvimento industrial

Executivo considera FGC decisivo para o desenvolvimento industrial

O Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, enfatizou, em Luanda, o papel decisivo do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) na promoção de investimentos estratégicos que contribuem para o desenvolvimento industrial do país.

Durante a quinta edição das Conferências do Jornal Expansão, Ivan Marques dos Santos destacou que o FGC tem sido o alicerce que permite ampliar o acesso ao crédito e viabilizar projectos de micro, pequenas e médias empresas, contribuindo significativamente para a modernização das infra-estruturas e o fortalecimento da economia nacional.

O Secretário de Estado, que fazia, na última sexta-feira, a apresentação de um tema sobre o Corredor do Lobito, referiu que, com linhas de garantias operacionalizadas pelo FGC, o Governo pode direccionar esforços para a criação de infra-estruturas logísticas, essenciais para integrar as cadeias produtivas e reduzir os custos operacionais.

Além disso, Ivan Marques dos Santos apontou as vantagens da Linha de Garantia Diversifica Mais, criada pelo FGC. Através deste serviço, o Fundo está a ser capitalizado, pelo Banco Mundial, em até 80 milhões de dólares, estando a instituição já em posse de 48 milhões.

Para o Secretário de Estado, a iniciativa “Diversifica Mais”, vai impulsionar a diversificação da economia angolana e ampliar as oportunidades de crescimento económico e promover um ambiente de negócios mais resiliente e competitivo.

Essas medidas, acrescentou, incluem a criação de uma janela única para o comércio externo, a modernização dos postos de fronteira e estudos para a redução dos tempos de carga, acções que facilitam o diálogo com os países vizinhos e fortalecem as relações comerciais na região.

No âmbito do Diversifica Mais, o Secretário de Estado anunciou uma série de acções para a reabilitação de infra-estruturas básicas como sistemas de água, energia e saneamento, assim como para o desenvolvimento de plataformas logísticas e industriais, com base num Plano Director de Desenvolvimento Económico do Lobito.

Tema: FGC
Data: 26 de Março 2025