A 1ª Sessão extraordinária do Comité de Garantia de Crédito, analisou nesta quinta-feira, 27, sete propostas de garantias, das duas obtiveram deliberação favorável.
Sob orientação do Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, o Comité, foram apreciou 21 outros projectos que no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis, serão encaminhados à banca comercial para análise.
Da reunião, participaram, igualmente, a Administradora para Área Administrativa e Financeira, Efigénia Mpengo, directores, chefes de departamento e técnicos convidados de várias unidades orgânicas do FGC.
Essas duas garantias somam-se às mais de 50 já aprovadas no primeiro trimestre de 2025, ano que tem sido marcado pela intensidade dos esforços para apoiar os produtores nacionais, o FGC tem alcançado resultados encorajadores.
Segundo o PCA, Luzayadio Simba, “estes números são muito mais do que estatísticas. Cada garantia aprovada representa o avanço rumo à diversificação económica, mais postos de trabalho, mais produção local e, acima de tudo, novas oportunidades para os angolanos. Por detrás de cada número está a história de um empreendedor, uma cooperativa ou uma pequena empresa que hoje tem a chance de crescer, transformar e contribuir para a economia do país”.
O FGC continua determinado a reforçar a universalização das garantias públicas, mantendo as linhas já existentes e, ao mesmo tempo, criando novas em parceria com os bancos comerciais e Sociedades de Micro-Crédito, de forma a expandir ainda mais o acesso ao crédito.