O Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, destacou, esta segunda-feira, 15, a importância de se garantir que a literacia financeira e digital chegue a todos os empreendedores, incluindo os que actuam em zonas rurais, com vista serem mais resilientes.
Ao falar em torno do Global SME Finance Forum 2025, que decorre em Joanesburgo, África do Sul, Luzayadio Simba salientou que a adopção de tecnologias emergentes e da inteligência artificial abre novas oportunidades de crescimento para as micro, pequenas e médias empresas (MPME), mas também coloca desafios relacionados com a capacidade de investimento e segurança cibernética.
O PCA avançou que o uso da tecnologia representa tanto oportunidades como desafios, sobretudo porque muitos pequenos negócios ainda não têm capacidade financeira para realizar investimentos nesta área.
“Além disso, a crescente ameaça de ataques cibernéticos levanta novas preocupações quanto à segurança e à sustentabilidade das empresas”, destacou Luzayadio Simba, no encontro onde se encontra com o Administrador para Negócio, Eduardo Mohamed.
Sobre o fórum, o PCA sublinhou que o FGC encara neste evento uma oportunidade de partilha de experiências e de absorção de boas práticas internacionais, reforçando que “o intercâmbio de ideias e a cooperação internacional são fundamentais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para as nossas MPME.”