A Universidade Angolana e sua Interface com o Desenvolvimento Nacional foi o tema de conferência de abertura das VIII Jornadas Técnico- Científicas da Faculdade de Economia (FECUAN), com a participação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC).
O tema foi proferido pelo decano Redento Pedro Carlos Maia, num evento que terá duração de três dias. Além do FGC, a actividade, que decorre, no auditório principal da FECUAN, reúne líderes académicos, estudantes e representantes do Governo.
Durante a sua apresentação, Redento Carlos Maia destacou a importância fundamental da Faculdade no contexto do desenvolvimento nacional e enfatizou a importância da Universidade para o progreso económico e social do país, uma vez que contribui para aprofundar sistemática e metodicamente esta função vital de sugerir soluções.
“O impacto sobre a sociedade é cada vez mais um elemento fundamental na avaliação e acreditação das Instituições de ensino superior pelo mundo fora”, disse o Decano.
Redento Carlos Maia compartilhou insights valiosos sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela Faculdade angolana, incluindo questões relacionadas à Interface, que é um processo integrado de ensino, aprendizagem, de pesquisa e troca de conhecimentos entre a Universidade e a sociedade.
O académico destacou que a Interface Universitária no desenvolvimento nacional é um imperativo que a Universidade angolana tem de alinhar com as necessidades e prioridades do país, daí a colaboração e prestação de serviços da academia à sociedade.
"O modelo interface não surge de forma espontânea. Carece, pelo contrário, de acções intencionais e programadas que ajudem à concretização dos objectivos respectivos", afirmou Redento Maia.
Importa realçar que o evento decorre sob o lema "Estratégias Para uma Economia Mais Sustentável" e marcará o início de uma série de discussões nos três dias, com o objectivo de fortalecer ainda mais o papel da Faculdade no desenvolvimento nacional.