No passado dia 09 de Novembro de 2022, deslocou-se à província do Huambo uma alta delegação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Luzayadio Simba, com o objectivo de visitar a implementação e grau de execução dos projectos financiados com garantias do Fundo de Garantia de Crédito ao abrigo do descontinuado Programa Angola Investe (PAI).
A deslocação teve duração de dois dias, (9 e 10), sendo que o primeiro dia de visita foi dedicado ao projecto avícola da empresa Firma Agripina – De Elsa Agostinho Mussovela, que iniciou a sua actividade com a implementação de um aviário com a capacidade de 6.000 galinhas para produção de ovos do qual, resultado do acompanhamento do FGC e das sinergias criadas, é actualmente uma das maiores produtoras de ovo na província do Huambo possuindo um efectivo de 30.000 galinhas poedeiras.
No segundo dia, 10 de Novembro, a delegação deslocou-se ao município de Chicala-Choloango, mais concretamente na comuna do Mbave, para aferir o grau de execução do projecto integrado Ninhos do Condomínio, cujo financiamento destina-se a implementação de uma unidade agro-industrial com a finalidade de produção de lacticínios e carne bovina. Face a magnitude do projecto, da parte do FGC houve a necessidade de apreciar o grau de cumprimento do projecto que por força da conjuntura derivada da deflação do barril do petróleo e das restrições por força do COVID-19, o projecto registou um desvio a nível do seu cronograma de execução, porém, ultrapassado os problemas, augura-se que o mesmo tenha o seu arranque a partir do 2 trimestre de 2023.
Das visitas efectuadas, no que concerne a execução dos projectos e respectivos impactos, a apreciação que a delegação obteve foi positiva, ficando o compromisso de apoiar e massificar a emissão de garantias para financiamento de projectos a nível da província, assim como aumentar o escopo de actuação e acompanhamento a nível dos projectos.