Uma delegação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), encabeçada pelo presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, está em Bogotá, Colômbia, a participar de um encontro, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, sobre intercâmbio com instituições financeiras e reguladoras do sistema financeiro.
O FGC está a estabelecer encontros com instituições afins com o objectivo de cooperar em áreas de interesse mútuo, mormente em matéria de estratégias, educação e programas de inclusão financeira, virados ao crescimento económico inclusivo e redução da pobreza.
A instituição angolana tenciona compreender o quadro legal e regulatório da estratégia internacional de inclusão financeira, uma vez que as instituições de garantias de crédito têm um papel fundamental no desenvolvimento do sector empresarial, sobretudo na vertente micro, pequena e média empresa.
Esta visita tem também a finalidade de dotar o FGC e demais instituições públicas angolanas presentes nessa missão, nomeadamente Banco Nacional de Angola, Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Ministério da Economia e Planeamento, de informações comparativas em prol do desenvolvimento da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira.
Em termos gerais, o encontro visa ainda reforçar a cooperação Sul-Sul, intercâmbio de experiência e criação de aliança para a inclusão financeira, diálogo com entidades públicas e privadas, no que toca à formulação e desenvolvimento da estratégia de inclusão financeira do país.
A comitiva FGC é ainda integrada pelo administrador Executivo para área de Negócios, Eduardo Mohamed, o assessor do Conselho de Administração, Pedro Kabanje, e o director Co-mercial e Marketing, Lourenço Filipe.
A delegação do Fundo de Garantia de Crédito reuniu com a representante do PNUD Colômbia, Sara Ferrer, com o Director Geral da Unidade de Regulação Financeira do Ministério das Finanças e Crédito Público, Camilo Hernandez, e com a Presidente da Associação das Instituições de Microfinança, Maria Clara.
Igualmente, a delegação manteve encontro com altos responsáveis do PNUD Colômbia, do Fundo Nacional de Garantias, do Fundo de Garantias Agropecuário, da Superitendência Financeira (instituição responsável pela supervisão de instituições financeiras tradicionais e cooperativas financeiras), da Supersolidária (órgão responsável pela supervisão de instituições solidárias e mutualistas), do, Banco de Oportunidades (instituição responsável pelo fomento do microcrédito e microactividades, da Associação dos Bancos da Colombia, Banco de Desenvolvimento (Bancoldex) e Bancamia – Banco de Microfinanças.