Uma comitiva liderada pelo Administrador para área de Negócio, Eduardo Katalahary Mohamed, acompanhado por quadros de direcção do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), avaliou no último fim-de-semana, o grau de implementação dos projectos garantidos pela instituição, no município da Humpata, província da Huíla.
Além das visitas de acompanhamento, efectuadas a seis projectos na aludida província, a equipa do FGC manteve encontros com empresários que manifestaram interesse em firmar parcerias e fomentar o surgimento de algumas cooperativas da região.
Os responsáveis do Polo de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Polis), na Humpata, garantiram, na reunião, estar criadas todas as condições para que os pequenos e médios produtores agrícolas e criadores de animais, como suínos, desenvolvam a sua actividade, desde que haja apoio técnico, infra-estruturas comerciais, administrativas e financeiras.
O Administrador do FGC, Eduardo Mohamed, afirmou, durante o encontro, ser do interesse da instituição dar garantias a projectos sólidos e que a entidade gestora do Polo pode contar com o apoio do FGC.
Eduardo Mohamed acrescentou haver toda vontade de se firmar futuramente um protocolo entre as partes, no sentido de se reforçar as relações.
Após o encontro, a equipa do FGC fez uma visita guiada nas instalações do Polo de Desenvolvimento, mais especificamente ao projecto QUAVI (Qualidade de Vida), onde constatou a criação de galinhas, suínos e caprinos, bem como na fábrica de transformação da carne de porco, estufas e outras infra-estruturas que actualmente se encontram em fase de expansão e acabamento.