NOTÍCIA

FGC emite trinta mil milhões de Kwanzas na Huíla

FGC Notícias FGC emite trinta mil milhões de Kwanzas na Huíla
FGC emite trinta mil milhões de Kwanzas na Huíla

FGC emite trinta mil milhões de Kwanzas na Huíla

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu até a presente data, na província da Huíla, 76 garantias, avaliadas em 30 mil milhões de kwanzas, a micro, pequenas e médias empresas.

O director do Gabinete de Recuperação de Garantias do FGC, Renato Baptista, depois de uma visita realizada no último fim-de-semana, assegurou que a instituição já procedeu a garantias de 32 projectos, ao abrigo do Angola Investe, e 44 do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e Aviso 10 do Banco Nacional de Angola (BNA).

Das 76 garantias, o financiamento esteve avaliado em mais de 50 mil milhões de kwanzas e a Huíla é a terceira província com o maior número de projectos, depois de Luanda e Benguela.

Na Huila, os projectos beneficiados estão ligados à pecuária, agricultura, indústria, entre outros sectores, e atendendo ao potencial que a província tem, a intenção é duplicar a cifra no ano em curso.

Renato baptista salientou que um dos objectivos da visita à província, foi incentivar o cooperativismo, identificar algumas grandes empresas que têm infra-estruturas comerciais, administrativas e financeiras, sobre os quais o cooperado pode beneficiar de tais estruturas.

“Queremos dinamizar o sector da pecuária, uma das potencialidades da província, com maior ênfase à suinicultura, para depois dar o segmento da transformação, assim como a área da agricultura”, frisou.

O director da GRC manifestou depararem-se ainda com promotores que apresentam projectos com custo de financiamento demasiado alto, o que dificulta a concessão por parte dos bancos, daí estarem a dinamizar o cooperativismo, que acaba por diluir o risco da operação por todos os operadores e aumentar actuação do fundo.

Importa realçar que o FGC a nível nacional, já emitiu pelo menos 759 garantias, o que permitiu a banca comercial aprovar mais de 500 mil milhões de kwanzas e tiveram uma garantia na ordem dos 314 mil milhões de kwanzas para salvaguardar o cumprimento por parte dos bancos.

Tema: FGC
Data: 13 de Fevereiro 2023