NOTÍCIA

Fundo de Garantia Africano reafirma o interesse em financiar empresas nacionais

FGC Notícias Fundo de Garantia Africano reafirma o interesse em financiar empresas nacionais
Fundo de Garantia Africano reafirma o interesse em financiar empresas nacionais

Fundo de Garantia Africano reafirma o interesse em financiar empresas nacionais

A delegação constituída por altos funcionários do Fundo de Garantia Africano (AGF), que trabalhou durante três dias na sede do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), em Luanda, reafirmou total interesse em financiar pequenas e médias empresas nacionais, no quadro do memorando de entendimento, assinado entre as duas instituições financeiras em Março deste ano.

A visita de trabalho da AGF (sigla em inglês) às instalações do Fundo de Garantia de Crédito serviu para se inteirar da capacidade institucional, estudar as vantagens comparativas e competitivas, com vista a contribuir para o desenvolvimento e promoção de soluções financeiras apresentadas pelo FGC.

A comitiva, composta por Nicole Muia, Joshua Obengele e Patrick Lumumba, esteve no país de 24 a 27 de Abril, e manteve encontro com o Conselho de Administração do FGC, nomeadamente, o Presidente, Luzayadio Simba, e os administradores para Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed, e para Finanças, Felisbela Francisco.

Os membros da AGF trocaram experiência com diversas unidades orgânicas, no sentido de conhecer o funcionamento do FGC.  Foram abordados, entre os vários temas, o sistema de governação corporativa da instituição, o processo de solicitação das garantias, os sistemas e softwares utilizados na automatização dos processos, bem como as linhas de garantias disponíveis e o envolvimento das diferentes unidades orgânicas no processo da emissão das garantias públicas.

A AGF mostrou-se satisfeita com a dimensão da estrutura da instituição, o potencial humano, a organização corporativa, tendo em conta os níveis de crescimento económico e potencialidade do mercado Angolano.

As duas instituições estão, neste momento, a traçar estratégia para assinarem, em breve, o protocolo final, assim como os responsáveis do FGC deslocarem-se à sede da AGF, em Nairobi, Quénia.

O Memorando de Entendimento, assinado há um mês entre as partes, prevê uma linha de financiamento de 100 milhões de dólares, em 10 anos, com a finalidade de garantir a redução do risco dos bancos comerciais na concessão de crédito para as pequenas e médias empresas. Por ano, a AGF vai disponibilizar 10 milhões de dólares para as empresas nacionais do sector produtivo.

Tema: FGC
Data: 27 de Abril 2023