O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, visitou hoje a stand do Fundo de Garantia de Crédito, na Feira Internacional de Benguela – FIB, tendo recebido informações do PCA, Luzayadio Simba, sobre o papel da instituição no desenvolvimento da economia real.
Manuel Nunes Júnior, apelou aquando do seu discurso de abertura da Feira de Negócios, maior investimentos nos sectores da agricultura, pecuária e indústria transformadora, por se tratar de áreas geradoras de emprego.
O ministro de Estado, sublinhou que, só com investimentos, nestes sectores, é que será possível diminuir a taxa de desemprego, garantir a diversificação da economia e reduzir as importações. O governante, ressaltou o crescimento da economia do país no ano passado, depois do tempo de recessão registado há alguns anos.
O evento, que decorre a partir de hoje e termina a 27 de Maio, conta com cerca de 237 expositores, entre os quais o Fundo de Garantia de Crédito, e é realizada pelo grupo Eventos Arena em parceria com o Governo Provincial de Benguela, com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades económicas e industriais da região sul de Angola.
O governador da província, Luís Nunes, informou que o corredor de Benguela é importante para o país e para África, afirmando ser possível construir um país melhor e consolidar os reais frutos pelos quais o governo trabalha.
A abertura da 12ª edição da Feira Internacional de Benguela – FIB, que acontece no estádio do Ombaka, província de Benguela, contou com a presença do Administrador para área de Negócios do Fundo de Garantia de Crédito, Eduardo Katalahary Mohamed.
Com uma equipa destacada, o FGC tem a Stand localizada no corredor 2, que está a prestar toda informação sobre os serviços e o modo como os empresários podem ter acesso a garantia e, por conseguinte, obter um financiamento bancário para implementação do seu negócio.
Na província de Benguela, o FGC contribuiu até ao momento com o apoio a 75 projectos, com maior ênfase para Indústria Transformadora, Geologia e Minas, Pescas e Agricultura.