NOTÍCIA

FGC dá novo impulso à produção agrícola na província de Malanje

FGC Notícias FGC dá novo impulso à produção agrícola na província de Malanje
FGC dá novo impulso à produção agrícola na província de Malanje

FGC dá novo impulso à produção agrícola na província de Malanje

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) vai, a partir deste mês, apoiar os pequenos e médio produtores da província de Malanje, com vista a alavancar a produção da cana-de-açúcar e de outras espécies agrícolas.

Este apoio, segundo informação dada, na segunda-feira, dia 4 de Setembro, pelo Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, surge no quadro da assinatura de um Memorando de Entendimento entre a instituição que dirige e a Biocom, no município de Cacuso.

O PCA considerou que a assinatura do Memorando de Entendimento com a Biocom representa o reafirmar do compromisso do FGC em apoiar a produção nacional, sobretudo da cana-de-açúcar na região.

Com o Memorando de Entendimento, explicou Luzayadio Simba, o FGC vai emitir garantias públicas para apoiar os investidores que querem produzir cana-de-açúcar e outra plantação.

“O que se pretende é alavancar a produção da cana-de-açúcar ao redor da fábrica da Biocom, uma vez que esta tem apenas um plantio na ordem dos 40 por cento da sua necessidade”, realçou o PCA do FGC.

Quanto ao valor do financiamento, o PCA esclareceu que se pretende alocar 50% da capitalização obtida pelo FGC, avaliado em cerca de 50 mil milhões de kwanzas.

Os 50% deste valor, segundo Luzayadio Simba, não será apenas canalizado à produção da cana-de-açúcar, mas a outro tipo de bens do campo.

Para o caso da cana-de-açúcar, o gestor principal do FGC avançou que cada um dos produtores vai beneficiar de cinco milhões de dólares, equivalentes em kwanzas.

“O que se pretende é que o produtor venha investir, tenha o cliente garantido, que é a Biocom, instituição que irá adquirir toda a produção na zona, e conte com todo o apoio do FGC”, explicou.

O FGC já tem acordo firmados com a banca comercial, por isso, o PCA garantiu que os apoios a pequenos e médios produtores começam a ser operacionalizados dentro de mês.

Decorre um processo de levantamento dos pequenos e médio produtores de cana-de-açúcar, um trabalho que está a ser desenvolvido pelo Governo Provincial.      

A Directora Adjunta da Biocom, Otília Viegas, referiu que a fábrica ainda atingiu a total capacidade de produção instalada, ou seja, uma quota de 60% de açúcar que se vai consumir em Angola.

“E, este Memorando de Entendimento, assinado com o FGC, é uma das vias que nós encontramos para promovermos, também, o fomento da produção local”, disse a Directora Adjunta.

Por sua vez, o Administrador Municipal de Cacuso, Manuel Van-Dúnen, garantiu que, neste momento, o Governo Provincial de Malanje gizou um plano para a cedência de terrenos, num raio de cerca de 60 quilómetros para as cooperativas que vão trabalhar neste pacote de projectos.

Até agora, 26 cooperativas já mantiveram um primeiro contacto com a Administração Municipal de Cacuso, para, no quadro deste Memorando de Entendimento, fazerem a produção da cana-de-açúcar.

Tema: FGC
Data: 5 de Setembro 2023