O presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, assegurou, esta quinta-feira, em Luanda, que os projectos financiados pelo Programa Angola Investe atingiram cerca de 70 por cento de sucesso.
Luzayadio Simba reconheceu que, apesar dos 70% dos projectos financiados pela banca comercial e garantidos pelo FGC, no quadro do Angola Investe terem tido sucesso, falta maior divulgação desses avanços conquistados .
"O Fundo de Garantia de Crédito tem um plano de visitas aos projectos que tiveram grande sucesso e tem os divulgado para que esses possam ser conhecidos pela população e acabar-se a ideia de que o Executivo não está a apoiar os empresários", disse.
Um exemplo dessa atenção do Executivo, segundo o PCA, foi a recente recapitalização do FGC no valor de 50 mil milhões de kwanzas, para o apoio ao sector empresarial.
Luzayadio Simba referiu que, com a recapitalização acima avançada, o FGC passou a ter entre 100 a 120 mil milhões de kwanzas para apoiar o sector empresarial nacional.
Durante o I Fórum de Garantia e Crédito, que decorreu sob o lema "Garantir a Produção e Promover a Segurança Alimentar", o PCA destacou que as empresas devem candidatar-se e apresentar os seus projectos viáveis para que possam ter acesso às garantias públicas.
O I Fórum de Garantia e Crédito foi aberto pelo governador do Banco Nacional de Angola, Manuel António Dias, onde foram discutidos temas ligados ao Plano de Saneamento do Programa Angola Investe, Plano de Aceleração e Fomento das Garantia de Crédito e a Importância das Sociedades de Garantias no Sistema Financeiro.