NOTÍCIA

País exige melhor actuação do sector privado

FGC Notícias País exige melhor actuação do sector privado
País exige melhor actuação do sector privado

País exige melhor actuação do sector privado

O actual momento do país exige do sector privado uma melhor coordenação e actuação, para que possam explorar as oportunidades criadas pelo Executivo, no âmbito das políticas de facilitação no acesso ao financiamento, defendeu o Assessor do Conselho de Administração do FGC, Lopes Muhongo.

Lopes Muhongo, que falava na Conferência Nacional do Direito e Agronegócio, que termina hoje, em Waku Kungo, província do Cuanza Sul, destacou vários programas do Governo voltados no apoio ao sector produtivo, nomeadamente o Aviso N°10 /22, do BNA, Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial e PAC- Programa de Apoio ao Crédito.

O Fundo de Garantia de Crédito, que foi convidada a participar no painel sobre Investimento Público no Agronegócio e o Investimento Alternativo nos Mercados Regulados, deu notas sobre o Plano de Aceleração e Fomento da Garantia do Crédito, como um novo instrumento concebido pelo Conselho de Administração do FGC, para facilitar o acesso ao crédito bancário por via das garantias públicas.

Na sua intervenção, Lopes Muhongo reafirmou o papel do Estado no fortalecimento do tecido empresarial privado, no qual o FGC enquanto ente público assume uma responsabilidade vital.

“O FGC está empenhado a estar mais próximo dos promotores, criando para o efeito representações regionais em quatro províncias do país, bem como reforçar o foco às micro empresas, famílias camponesas e empreendedores, que têm grande relevância na produção de alimentos”, disse, sublinhando que, no actual contexto, o país tem necessidade de fomentar a produção nacional, por via da facilitação do acesso às garantias públicas.

A terminar, Lopes Muhongo referiu que o Plano de Aceleração e Fomento da Garantia do Crédito ajusta-se às Medidas de Estímulo à Economia gizadas pelo Executivo angolano.

A conferência, realizada sob o lema (Auto) Financiamento e (Auto) Regulação, abordou vários painéis, designadamente Mercado Laboral Agrário e o Desafio da Produção do PIB angolano”, “A História do Financiamento da Agricultura na Angola Moderna” e Quadro Jurídico dos Planos/Fundos de Financiamentos público e Coparticipado Destinado ao Agronegócio. 


 

Tema: FGC
Data: 27 de Outubro 2023