O actual momento do país exige do sector privado uma melhor coordenação e actuação, para que possam explorar as oportunidades criadas pelo Executivo, no âmbito das políticas de facilitação no acesso ao financiamento, defendeu o Assessor do Conselho de Administração do FGC, Lopes Muhongo.
Lopes Muhongo, que falava na Conferência Nacional do Direito e Agronegócio, que termina hoje, em Waku Kungo, província do Cuanza Sul, destacou vários programas do Governo voltados no apoio ao sector produtivo, nomeadamente o Aviso N°10 /22, do BNA, Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial e PAC- Programa de Apoio ao Crédito.
O Fundo de Garantia de Crédito, que foi convidada a participar no painel sobre Investimento Público no Agronegócio e o Investimento Alternativo nos Mercados Regulados, deu notas sobre o Plano de Aceleração e Fomento da Garantia do Crédito, como um novo instrumento concebido pelo Conselho de Administração do FGC, para facilitar o acesso ao crédito bancário por via das garantias públicas.
Na sua intervenção, Lopes Muhongo reafirmou o papel do Estado no fortalecimento do tecido empresarial privado, no qual o FGC enquanto ente público assume uma responsabilidade vital.
“O FGC está empenhado a estar mais próximo dos promotores, criando para o efeito representações regionais em quatro províncias do país, bem como reforçar o foco às micro empresas, famílias camponesas e empreendedores, que têm grande relevância na produção de alimentos”, disse, sublinhando que, no actual contexto, o país tem necessidade de fomentar a produção nacional, por via da facilitação do acesso às garantias públicas.
A terminar, Lopes Muhongo referiu que o Plano de Aceleração e Fomento da Garantia do Crédito ajusta-se às Medidas de Estímulo à Economia gizadas pelo Executivo angolano.
A conferência, realizada sob o lema (Auto) Financiamento e (Auto) Regulação, abordou vários painéis, designadamente Mercado Laboral Agrário e o Desafio da Produção do PIB angolano”, “A História do Financiamento da Agricultura na Angola Moderna” e Quadro Jurídico dos Planos/Fundos de Financiamentos público e Coparticipado Destinado ao Agronegócio.