O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) vai dar início, em breve, de um programa de expansão dos seus serviços, com a abertura de agências regionais, a ser instaladas em quatro províncias, anunciou, hoje, a Administradora para Finanças da instituição.
Efigénia Mpengo, que falava durante o Workshop Sobre Rochas Ornamentais, que encerrou, esta tarde, na cidade de Lubango, província da Huíla, avançou que as agências vão ser abertas nas províncias da Huíla, Benguela, Cabinda e Lunda-Sul.
Na sua intervenção no painel sobre "Ambiente de Negócio e Investimento", justificou a execução do programa como uma forma do FGC estar mais próxima dos empresários, os principais beneficiários dos produtos da instituição.
No evento, encerrado pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correio Victor, a Administradora para Finanças apelou aos empresários para procurarem directamente pelo FGC no sentido de conseguirem garantias públicas para financiamento dos seus projectos junto da banca.
"Estamos abertos para apoiar os micros, pequenos e médios empresários", assegurou Efigénia Mpengo, para quem, nos próximos dias, o FGC vai receber muito mais propostas, com a abertura de agências.
A Administradora esclareceu que o FGC é uma instituição financeira pública não bancária, criada com o objectivo principal de facilitar o acesso ao crédito pelos empresários, com destaque para micro, pequenos, médios empresários e empreendedores similares.
"Quando os empresários têm dificuldades de garantia de crédito, por conta de cedência de garantias reais, podem buscar conforto no FGC", rematou Efigénia Mpengo.