NOTÍCIA

FGC convida produtores de rochas ornamentais a apresentar projectos

FGC Notícias FGC convida produtores de rochas ornamentais a apresentar projectos
FGC convida produtores de rochas ornamentais a apresentar projectos

FGC convida produtores de rochas ornamentais a apresentar projectos

A Administradora para Finanças do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Efigénia Mpengo, convidou os empresários do subsector das Rochas Ornamentais a apresentarem à instituição os seus projectos, no sentido de acederem às  garantias públicas.

Efigénia Mpengo, que falava no painel dedicado ao "Ambiente de Negócio e Investimento", no Workshop Sobre Rochas Ornamentais, que decorreu na cidade de Lubango, província da Huíla, realçou que o FGC está a trabalhar com 16 bancos comerciais na emissão de garantias para concessão de financiamento aos projectos do sector produtivo.

Por isso, a Administradora chamou a atenção dos operadores do ramo mineiro a não hesitarem em procurar pelos serviços do Fundo, tendo realçado que a instituição já trabalhou, no passado, com investidores deste ramo.

Efigénia Mpengo referiu que o FGC já concedeu garantias a quatro projectos do subsector das Rochas Ornamentais, que tiveram bom andamento. "Acreditamos que, depois da organização deste workshop da Huíla, receberemos mais propostas".

A Administradora para Finanças reconheceu, igualmente, que há um certo nível de desconhecimento por parte de empresários de que, se eles tiverem alguma dificuldade em obter créditos bancários, por falta de garantia, podem procurar pelo FGC.

Desde a sua criação, o FGC já emitiu 812 garantias, equivalentes a 334 mil milhões de kwanzas. Com a implementação do Plano de Aceleração, o Fundo pretende atingir 1.600 garantias, nos próximos quatro anos.

Para a província da Huíla, particularmente, foram garantidos 68 projectos, num montante de 32 mil milhões de kwanzas, dos quais cerca de 2.4 mil milhões de kwanzas estão ligados ao subsector das Rochas Ornamentais.

O Workshop Sobre Rochas Ornamentais, organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, entre quinta e sexta-feira, visou promover as políticas, estratégias, medidas e serviços do Executivo e identificar os constrangimentos que impedem o melhor desempenho e contribuições das operadoras e transformadoras de rochas ornamentais.

Com o evento, pretendeu-se, igualmente, discutir as oportunidades que o sector das Rochas Orçamentais oferece para o desenvolvimento do país, principalmente para a diversificação da economia.

Paralelamente ao workshop, aberto pelo 

ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e encerrado pelo secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, foi realizada uma exposição de rochas ornamentais.

No evento, participaram entidades públicas e privadas que actuam ou se interessam pelo subsector das Rochas Ornamentais, fornecedores de matérias-prima e de sistemas de informação e prestadores de serviços de logística e transportes, académicos e investidores.

Tema: FGC
Data: 29 de Outubro 2023