NOTÍCIA

Governo do Namibe enaltece o papel do FGC no apoio aos agentes económicos

FGC Notícias Governo do Namibe enaltece o papel do FGC no apoio aos agentes económicos

Governo do Namibe enaltece o papel do FGC no apoio aos agentes económicos

O Governador do Namibe, Archer Mangueira, considerou imprescindível o papel do Fundo de Garantia de Crédito no actual contexto, enquanto instituição pública com vocação de potenciar os agentes económicos e diminuir dificuldades na obtenção de financiamento bancário para a alavancagem de seus respectivos projectos.

Ao falar na abertura do Fórum Provincial de Garantia e Crédito, Archer Mangueira manifestou o interesse da realização de diligências junto das entidades de direito para que o sector da restauração e similares seja contemplado entre as áreas prioritárias das garantias públicas, dada a sua capacidade de empregabilidade para as camadas mais jovens.

Ao citar o aviso nº 10/22 do BNA, reafirmou que o sector da restauração e similares é vital para a economia do país, pela sua capacidade de criação de posto de trabalho em grande escala. 

Ainda sobre o financiamento para os microempreendedores, o Governador disse que, apesar dos esforços gigantescos dos empresários locais, o Turismo continua a ser uma indústria adormecida, devido à escassez de financiamento que afecta a maioria dos projectos na província.

“Temos a plena consciência que uma vez potenciado, o Turismo assumirá uma posição de vanguarda para combater as patologias sociais, com particular realce para o desemprego”, avançou Archer Mangueira. 

No sector da produção agrícola, a província do Namibe tem registado progressos, conforme a última safra referente ao terceiro trimestre do corrente ano, que foi em torno de 160.548 toneladas de produtos diversos, onde o tomate, a cebola, a melancia, o repolho e a beringela foram os mais produzidos.

A província do Namibe possui solos aráveis para a prática da agricultura o ano todo, assim como apresenta boas condições climatéricas, revelou o governante, que fez saber que o mar do Namibe conta com 420 quilómetros de linha de costa e cerca de 46 praias, que representam as principais fontes de turismo.

Quanto à indústria mineira, o Governador admitiu que esta é uma potência com índices para crescimento, tendo destacado que a região dispõe de um potencial turístico que se constitui como uma das apostas estratégicas para a província.

“Por esse motivo, é justo que sejam dados os passos subsequentes para que iniciativas empresariais de mulheres e homens de negócios da nossa província mereçam uma atenção especial da banca comercial e, especialmente, do Fundo de Garantia de Crédito, cuja dinâmica actual nos enche de esperança”, disse Archer Mangueira.

Nesse sentido, enalteceu a aprovação pelo Executivo das medidas emergenciais de estímulo à economia e à dinamização do seu potencial, que visam estabelecer resultados satisfatórios, no quadro do combate à pobreza, fomento da produção nacional e garantia da segurança alimentar.

Sob o lema “Garantir a Produção e Promover a Segurança Alimentar”, o evento foi realizado pelo Fundo de Garantia de Crédito, em parceria com o Governo do Namibe.

Tema: FGC
Data: 8 de Novembro 2023