NOTÍCIA

Executivo aposta no fortalecimento do sector produtivo

FGC Notícias Executivo aposta no fortalecimento do sector produtivo

Executivo aposta no fortalecimento do sector produtivo

O administrador para Negócios do FGC, Eduardo Katalahary Mohamed, afirmou, hoje, em Mbanza Kongo, que o foco do Estado angolano é fortalecer o sector produtivo, para garantir a segurança alimentar no país.

Eduardo Katalahary Mohamed sublinhou que outros sectores como o de prestação de serviço ou saneamento básico, podem surgir por arrasto, em função do desenvolvimento da produção.

O administrador destacou que, com o processo de reciclagem e derivados do petróleo, podem ser produzidos materiais de limpeza, através das garantias do Fundo de Garantia de Crédito.

A província de Zaire tem mais de 600 empresas constituídas, segundo dados do INAPEM, das quais só cerca de três dezenas obtiveram garantias. Por isso, o administrador apelou aos empresários para aderirem às linhas de garantias do FGC.

Eduardo Katalahary Mohamed falava durante o painel sobre o Plano de Aceleração e Fomento das Garantias de Crédito, apresentado pela directora para a Área Comercial do FGC, Márcia José, e animado, igualmente, pela representante do INAPEM, Maria Wazika.

O administrador referiu que a instituição pretende trabalhar com as demais instituições como o BDA e governos locais, para apoiar as famílias ao redor de grandes fazendas, no sentido destas consumirem a produção dos pequenos agricultores.

Para isso, disse que as fazendas devem apoiar os agricultores com know how, com vista a estarem cada vez mais fortalecidas.

Durante o Fórum de Garantia e Crédito, aberto pelo governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, exortou-se aos empreendedores a procurarem pelo FGC, no sentido de beneficiarem de garantias públicas e terem acesso ao financiamento.

Tema: Economia
Data: 16 de Novembro 2023