NOTÍCIA

Governador do Zaire considera fundamental FGC na facilitação de financiamento a empresários

FGC Notícias Governador do Zaire considera fundamental FGC na facilitação de financiamento a empresários
Governador do Zaire considera fundamental FGC na facilitação de financiamento a empresários

Governador do Zaire considera fundamental FGC na facilitação de financiamento a empresários

O Governador Provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, considerou, em Mbanza Kongo, que as garantias públicas do FGC têm se traduzido num instrumento financeiro que facilita o acesso ao crédito bancário para as micro, pequenas e médias empresas (MPME’s).

Ao fazer o discurso de abertura do Fórum Provincial de Garantia e Crédito, o Governador destacou que o FGC tem estado a promover o acesso ao financiamento às MPME’s com projectos viáveis e apoiar no desenvolvimento e consolidação do Sistema Nacional de Garantias.

Com isso, segundo Adriano Mendes de Carvalho, o FGC contribui para o desenvolvimento e diversificação económica do país, uma vez que a instituição assume o compromisso de pagar as dívidas das MPME´s, em caso de eventual incumprimento accionado pelo banco.

“É o Fundo que se responsabiliza com a dívida do Cliente, passando, assim, a pertencer a esta instituição financeira não bancária o trabalho de tratar da recuperação das garantias do crédito junto do promotor”, esclareceu.

O Governador explicou que estas garantias servem para diminuir o risco no momento de captação de recursos, conferindo maior seguranca para os credores, quando disponibilizam dinheiro a título de empréstimo ou financiamento, além de darem mais certeza de que, em caso de inadimplência, será possível recuperar o valor investido.

Adriano Mendes de Carvalho aproveitou a oportunidade para agradecer o FGC pelos 22 projectos financiados nos municípios do Soyo e Nzeto, no âmbito do “Malembe Malembe”, através do Banco Milleniun Atlântico, nos segmentos da Pescas, Panificadora e Agricultura, pelo que solicitou a abrangência deste aos demais municípios do Zaire.

Porém, o Governador defendeu a necessidade de os programas do FGC contemplarem, também, empreendedores que operam nos sectores do Artesanato, Turismo e Costura.

Durante o Fórum de Garantia e Crédito, Adriano Mendes de Carvalho destacou, ainda, a importância do apoio aos micro empreendedores que se dedicam à produção de ananás, castanhas de caju, cacau, café e cetrinos, assim como a panificadores.

O governante realçou que os produtores precisam, igualmente, de apoios para alavancar o processo de escoamento de produtos do campo para os mercados de consumo.

Adriano Mendes de Carvalho exortou ao FGC, por se tratar de uma instituição que contribui para uma classe empresarial forte e dinâmica, para estender os serviços aos vários municípios.

Adriano Mendes de Carvalho chamou a atenção para os micro, pequenos e médios empresários locais a procurarem pelo FGC, no sentido de beneficiarem de garantias públicas com vista a terem acesso ao financiamento e contribuírem para o desenvolvimento da economia e diversificação da economia.

 

Tema: FGC
Data: 17 de Novembro 2023