NOTÍCIA

Agência do Lobito aproxima serviços do FGC às MPME’s do Centro do País

FGC Notícias Agência do Lobito aproxima serviços do FGC às MPME’s do Centro do País
Agência do Lobito aproxima serviços do FGC às MPME’s do Centro do País

Agência do Lobito aproxima serviços do FGC às MPME’s do Centro do País

Os micro, pequenos e médios empresários de Benguela, Huambo e Bié têm os serviços do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) mais próximos, com a abertura, esta tarde, da Agência Regional do Lobito.

O corte da fita coube ao PCA do FGC e ao administrador do Lobito, Evaristo Kalopa Mário, que esteve em representação do Governo de Benguela.

O presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito destacou, durante a inauguração das referidas instalações, que o FGC pretende alargar cada vez mais a sua presença física junto do público.

Luzayadio Simba anunciou, por isso, que se prevê a abertura, no primeiro semestre do próximo ano, da Agência Regional do Lubango, na província da Huíla. Seguidamente, o Fundo vai estender os serviços regionais para Luanda, Cabinda e Lunda-Sul.

Quanto à operacionalidade da Agência do Lobito, que vai apoiar os empresários da região Centro ( Benguela, Huambo e Bié), o PCA do FGC esclareceu que, com excepção do director regional, saído de Luanda, todos os sete colaboradores foram recrutados localmente.

Os funcionários da agência, explicou, tiveram uma formação “on-job”, em Luanda, mas contam, num período de 15 dias, com o apoio de cinco técnicos séniores da sede.

Com capacidade para atender 100 pessoas diariamente, a Agência Regional do Lobito do FGC vai funcionar das 8h00 às 16h00.

Erguida num espaço de 225 metros quadrados, a instituição tem 12 compartimentos no piso térreo e cinco outros na parte superior do edifício.

O Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Manuel Maleze Quinta, louvou a iniciativa do FGC ao abrir a primeira agência regional, por representar o aproximar dos seus serviços às iniciativas empresariais.

Manuel Maleze Quinta referiu que este serviço em Benguela, província com 78 garantias emitidas, abre uma grande oportunidade para que a classe empresarial aceda à instituição e resolva questões já estruturadas para ajudarem a diversificar a economia da região.

O director anunciou, ainda, que, em função de se notar que existem muitas dificuldades da parte dos empresários em conseguir financiamentos, o Governo Provincial e o FGC acordaram em realizar um Fórum de Garantia e Crédito, em que se vai promover e esclarecer como aceder às linhas dessa instituição.

Tema: FGC
Data: 6 de Dezembro 2023