O Fundo de Garantia de Crédito (FGC), através da Agência Regional Lobito, está a reforçar as relações de cooperação com os representantes do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), na província de Benguela.
No quadro dessa estratégia de relançamento da parceria, o Director da Agência Regional Lobito, Maísa Bumba, manteve, esta terça-feira, um encontro com o Chefe do Departamento Provincial do INAPEM/Benguela, Lino Joaquim.
Maísa Bumba considerou que o encontro foi bastante frutífero, tendo em conta que o INAPEM é uma entidade que dispõe de um controlo das MPME’s, principal foco, neste momento, das linhas operacionadas pelo FGC.
O Director da Agência Regional referiu que o FGC e o INAPEM são parceiros antigos, desde o início do Programa Angola Investe (PAI), daí o actual Conselho de Administração do Fundo pretender fortalecer os laços entre as duas instituições. Fruto disso, as partes assinaram, recentemente, um memorando de entendimento.
Maísa Bumba avançou que este primeiro encontro serviu para a troca de contactos e “apresentar a disponibilidade do FGC em participar de eventos ligados a nossa actividade”, no sentido de permitir que se possa divulgar muito mais os produtos da instituição, no âmbito do Plano de Aceleração de Garantias que o Fundo tem estado a promover.
Sobre a abertura da agência, o Director salientou que o INAPEM manifestou total satisfação pela iniciativa do FGC, por ser um projecto que vai permitir uma maior aproximação da instituição aos promotores.
Desde a sua abertura, a 6 de Dezembro, a Agência Regional do Lobito já foi visitada por mais de 50 promotores, sendo que boa parte deles procura informações sobre os valores máximos de financiamento, tempo de duração da análise de garantias e a possibilidade de a LAPS financiar montantes acima dos 200 milhões de kwanzas.