A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, exortou, em Luanda, as empresas de seguro que operam no país a continuarem a trabalhar com maior solidez e profissionalismo, no intuito de fortificarem a reputação, confiabilidade e credibilidade.
Vera Daves de Sousa, que procedia a abertura da I edição do Angola Insurance Outlook, organizado pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), em parceria com a consultora internacional Ernst & Young, destacou que “quanto maior for a reputação, maior é a probabilidade de se fazer mais negócios, de se vender mais produtos e serviços”.
No evento, em que o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) foi representado pelo Assessor do Conselho de Administração Miguel dos Santos, a Ministra das Finanças defendeu a necessidade de as seguradoras estarem alinhadas às melhores práticas de governação corporativa.
A governante referiu, igualmente, que as seguradoras têm um papel fulcral na diversificação e na segurança alimentar, ao destacar a importância do seguro agrícola, daí realçar o acordo entre o Executivo e o IFC (Internacional Finance Corporation), no quadro da assistência técnica às seguradoras na sua implementação.
Por outro lado, Vera Daves de Sousa fez menção à necessidade de a ARSEG continuar a envidar esforços para um ambiente regulador e equilibrado, capaz de promover a competitividade e a estabilidade no sector, mas, também, acima de tudo, a ampla defesa dos direitos e interesses legítimos dos tomadores de seguros.
“Não menos importante é a literacia. Por isso, incentivo a ARSEG a continuar a ser uma agente activa nesse domínio, promovendo-a ou incentivando os operadores a terem uma agenda de literacia, para que contribuamos para o aumento da penetração dos seguros e tornar o país mais capaz”, rematou a Ministra das Finanças.