NOTÍCIA

FGC e Banco YETU assinam memorando no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis

FGC Notícias FGC e Banco YETU assinam memorando no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis
FGC e Banco YETU assinam memorando no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis

FGC e Banco YETU assinam memorando no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) tem, desde terça-feira, um novo parceiro na banca comercial para assegurar a facilitação do acesso ao crédito às micro, pequenas e médias empresas. Trata-se do Banco Yetu, com o qual assinou um acordo de cooperação.

O acordo, que surge no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS) e contempla, igualmente, as cooperativas e empreendedores singulares, foi rubricado da parte do FGC pelo Presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, e o Administrador da Área de Negócios, Eduardo Mohamed, enquanto do lado do Banco Yetu assinaram os Administradores Executivos João da Costa Ferreira e Agostinho Pires Ferreira.

O PCA do Fundo de Garantia de Crédito esclareceu que o acordo com o Banco Yetu vai permitir que os projectos com solicitações de créditos inferiores a 200 milhões de kwanzas tenham garantias públicas automáticas por via do FGC, até 80 por cento do risco.

"Nestes casos, tão logo o banco aprova o crédito, o Fundo dá a garantia pública", disse, para salientar que os projectos avaliados em até 200 milhões de kwanzas têm de merecer a análise do risco do FGC e do banco.

Com este e mais outros acordos com a banca, Luzayadio Simba está confiante de que o propósito do FGC de emitir mil garantias públicas neste ano seja materializado. Porém, pediu maior abertura da banca comercial na concessão de créditos e adesão dos empresários às iniciativas da instituição.

No ano passado, revelou o PCA, o Fundo emitiu 216 garantias públicas, que representam perto de 106 mil milhões de kwanzas.

O Administrador João da Costa Ferreira, do Banco Yetu, explicou que a instituição financeira vai disponibilizar créditos aos promotores de acordo com a viabilidade que os projectos apresentarem, acrescentando que a meta é atingir 20 projectos semanais.

Com uma carteira de financiamento de 20 mil milhões de kwanzas para este ano, o Administrador João da Costa Ferreira apelou às instituições como o Fundo de Garantia de Crédito para apoiarem o banco em matéria de acompanhamento de projectos aos quais concedeu crédito.

Tema: FGC
Data: 20 de Fevereiro 2024