NOTÍCIA

FGC apoia relançamento da fazenda afectada por peste suína na Huíla

FGC Notícias FGC apoia relançamento da fazenda afectada por peste suína na Huíla
FGC apoia relançamento da fazenda afectada por peste suína na Huíla

FGC apoia relançamento da fazenda afectada por peste suína na Huíla

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) vai prestar todo o apoio possível à fazenda afectada pela peste suína africana (PSA), na província da Huíla, no sentido de assegurar a recuperação da actividade da unidade produtiva, anunciou o administrador para a Área de Negócios da instituição.

Eduardo Katalahary Mohamed, que procedeu uma visita à fazenda, localizada no município da Humpata, destacou que, neste momento, há um engajamento tripartido do FGC, do promotor e do banco comercial para a possibilidade da reestruturação do projecto.

Desta forma, disse, está-se à espera que, até ao final deste mês, o promotor, que tem um financiamento bancário com garantias públicas do FGC, submeta o projecto de pedido de reestruturação para merecer a observação, quer do Fundo quer do banco.

Após este passo, referiu Eduardo Katalahary Mohamed, as instituições financeiras vão criar as condições que viabilizem a fazenda a retomar a produção de suínos, afectada em mais de 50 por cento da sua capacidade,  tendo em conta que a peste dizimou milhares de porcos.

Salientar que a doença foi confirmada pelo Instituto Provincial de Veterinária da Huíla, após a recepção de resultados dos testes feitos pelo Laboratório Central de Veterinária de Windhoek, República da Namíbia.

A presença da peste obrigou as autoridades locais a proibirem o circuito de comercialização de carne suína e seus derivados, bem como a entrada e saída de animais vivos desta espécie a nível da Humpata.

Além desta fazenda, o administrador do FGC, que se fazia acompanhar da directora Comercial da instituição, Márcia José, e do chefe de Departamento para Acompanhamento de Projectos, Parson Jorge, visitou, igualmente, outros dois projectos de criação de animais, de produção agrícola e uma indústria transformadora de carne suína, situados na zona da Palanca (município da Humpata) e na comuna da Huíla (Lubango), respectivamente.

Durante a sua estada de quatro dias na Huíla, a equipa do FGC foi, ainda, integrada pelos técnicos Jorema Físico (área de Compliance), Cássia Martins (Reestruturação de Garantias), David Caetano (Compliance) e Augusto Cuteta (Comunicação Institucional).

Tema: FGC
Data: 6 de Março 2024