NOTÍCIA

FGC projecta fazendas âncoras para alavancar pequenos produtores

FGC Notícias FGC projecta fazendas âncoras para alavancar pequenos produtores
FGC projecta fazendas âncoras para alavancar pequenos produtores

FGC projecta fazendas âncoras para alavancar pequenos produtores

O administrador para Área de Negócios do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Eduardo Katalahary Mohamed, disse, na província da Huíla, que a instituição está a encetar contactos com promotores do sector agropecuário para se tornarem "fazendas âncoras", com vista a alavancar os pequenos produtores.

Com este projecto, o FGC acredita que os micro e pequenos empreendedores, bem como as famílias envolvidas na criação de gado e na actividade agrícola vão mais facilmente ser descobertos e beneficiarem das vantagens da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), criada recentemente pelo Fundo.

Na Huíla, onde o administrador trabalhou durante quatro dias, o FGC já manteve contacto com o proprietário da empresa Arsénio Coimbra, localizada na zona da Palanca, município da Humpata, para este promotor abraçar o projecto de se tornar numa das primeiras fazendas âncoras.

A fazenda foi escolhida, explicou Eduardo Katalahary Mohamed, por este promotor ter fechado o seu projecto com sucesso, pagando as dívidas, quer com o banco quer com o Fundo de Garantia de Crédito, em Janeiro deste ano.

Por isso, além de ser uma fazenda âncora, o projecto, que tinha sofrido uma inundação em finais do ano passado, vai poder expandir a sua produção, através de um financiamento mais alargado, no abrigo da LAPS.

Esta fazenda tinha beneficiado de uma garantia pública ao abrigo do Aviso n° 10/22 do Banco Nacional de Angola, destinado à expansão e modernização da sua produção agrícola e pecuária (fundamentalmente de suínos).

Durante a sua estada na Huíla, o administrador do FGC foi acompanhado pela directora Comercial, Márcia José, pelo chefe de Departamento para Acompanhamento de Projectos, Parson Jorge, e pelos técnicos Jorema Físico (área de Compliance), Cássia Martins (Reestruturação de Garantias), David Caetano (Compliance) e Augusto Cuteta (Comunicação Institucional).

Tema: FGC
Data: 11 de Março 2024