NOTÍCIA

SEBRAE partilha experiências de financiamento das MPMEs

FGC Notícias SEBRAE partilha experiências de financiamento das MPMEs
SEBRAE partilha experiências de financiamento das MPMEs

SEBRAE partilha experiências de financiamento das MPMEs

A experiência sobre financiamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas, constituiu pauta de abordagem durante audiência concedida à delegação do FGC, que visitou a sede nacional do SEBRAE em Brasília, no dia 15 de Março.

Os esclarecimentos foram prestados pelo coordenador de capitalização de serviços financeiros do SEBRAE, Alberto de Sousa Luiz, tendo destacado a importância do FAMPE - Fundo de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas, no financiamento de projectos.

Na sua intervenção, o responsável destacou que o FAMPE funciona como uma espécie de um fundo garantidor e que tem a missão de facilitar o acesso ao crédito aos empreendedores com foco nos pequenos negócios.

A principal fonte de receita do Fundo provém do Estado Brasileiro, bem como é retroalimentado a partir de pequenas comissões que os clientes prestam em função do valor do financiamento concedido, o que permitiu acumular um património de 1,91 mil milhões de reais, assegurou Alberto Luiz.

Para Larissa Guimarães, assessora sénior do SEBRAE, a sua instituição tem interesse de partilhar experiências e garantir assistência técnica ao Fundo de Garantia de Crédito, com destaque na formação dos seus colaboradores, para que estes estejam cada vez mais e melhores preparados aos desafios do FGC.

Larissa Guimarães lembrou que o SEBRAE possui um acordo quadro com o governo angolano, o que lhe permite ter uma actuação mais abrangente com outras instituições angolanas que tenham interesse nos seus programas.

Enquanto isso, o PCA do FGC Luzayadio Simba, considerou o SEBRAE um parceiro estratégico para os objectivos do FGC no quadro da promoção e estímulo dos micro, pequenos e médios empreendedores através da emissão de garantias públicas.

A reunião foi prestigiada pelos membros da delegação do FGC constituída pelo Administrador de Negócios Eduardo Mohamed, Assessor do CA Lopes Muhongo, Director de Gabinete de Apoio ao CA, Gilvane Baltazar, Coordenador do Grupo Técnico para Questões Internacionais, Adriano Martins e Esperança Solange António Mainsel, Segunda Secretária para a Cooperação Política da Embaixada de Angola na República Federativa do Brasil.

Importa frisar que, além de encontros bilaterais com instituições brasileiras, a delegação do FGC participou no Fórum Internacional sobre mecanismos de financiamento das MPME, organizado pelo Banco Central em parceria com o SME Finance Fórum e IFC – International Finance Corporation cuja iniciativa insere-se na Presidência Brasileira do G20.

Tema: FGC
Data: 20 de Março 2024