NOTÍCIA

PCA destaca menos burocracia na emissão de garantias públicas

FGC Notícias PCA destaca menos burocracia na emissão de garantias públicas
PCA destaca menos burocracia na emissão de garantias públicas

PCA destaca menos burocracia na emissão de garantias públicas

O presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Simba, assegurou, hoje, 20, em Luanda, a existência de menos burocracia nos dias actuais para a emissão de garantias públicas aos empresários nacionais.

Luzayadio Simba destacou que, entre essas estratégias de facilitação, consta a criação pelo Fundo da LAPS- Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis, que tem como foco a emissão de garantias automáticas a micro e pequenos produtores.

Na conferência da Forbes  Agricultura 3.0, o PCA explicou que anteriormente o processo de apoio aos empresários tinha duas fases de análise do risco, sendo uma feita pelo Fundo e outra pela banca comercial, o que resultava num longo período de espera para a obtenção do financiamento e emissão da garantia.

No quadro da LAPS, o FGC rubricou com a banca um portfólio único, o que permite a análise do risco por uma das partes (ou Fundo ou a banca) e aprova-se a garantia e o crédito de até 200 milhões de kwanzas de forma automática.

Neste sentido, para os projectos enquadrados na LAPS, o Fundo assinou memorandos com seis bancos (BPC, Caixa Geral Angola, Yetu, BCA, BCS e Millennium Atlântico), entre os quais há instituições bancárias que o protocolo estabelece um limite de financiamento de até 50 milhões de kwanzas.

Além da LAPS, o Fundo opera outras duas linhas, designadamente a GAP- Garantias para Apoio à Produção, em que se operacionaliza os produtos previstos no Aviso n°10/22 do BNA, e o PDAC - Programa de Desenvolvimento da Agricultura Comercial.

Este último programa, explicou Luzayadio Simba, foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Floresta, com apoio do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento, e tem como finalidade estimular a transição da agricultura de subsistência para a produção agrícola comercial.

Desde a sua criação, o FGC emitiu garantias a 213 projectos do sector agrícola, avaliados em 69 mil milhões de Kwanzas, o que corresponde a 25% dos projectos garantidos.

Tema: FGC
Data: 20 de Março 2024