NOTÍCIA

Administrador do Fundo reitera a missão de facilitar o acesso ao financiamento das empresas

FGC Notícias Administrador do Fundo reitera a missão de facilitar o acesso ao financiamento das empresas
Administrador do Fundo reitera a missão de facilitar o acesso ao financiamento das empresas

Administrador do Fundo reitera a missão de facilitar o acesso ao financiamento das empresas

O administrador para área de Negócios do Fundo de Garantia de Crédito reiterou, na cidade do Lubango, que a instituição tem uma missão especial de facilitar o acesso ao crédito para as micro, pequenas, médias empresas, com dificuldades de apresentar garantias reais à banca comercial.

Eduardo Katalahary Mohamed, que falava nesta quarta-feira, 27, durante o acto de inauguração do charcutaria Fumadinho da empresa Marvone, lembrou que, no ano passado, o Governador da Huíla, Nuno Dala, havia orientado para o reforço de concessão de garantias públicas às empresas locais.

“A inauguração desta indústria transformadora é sinal claro de que estamos no bom caminho, sendo certo que traz três efeitos fundamentais”, disse, para acrescentar que, em primeiro lugar, com a produção em escala dos derivados dos suínos irá haver alguma substituição de importações.

Em segundo, afirmou aos presentes que a indústria garante o controlo da qualidade necessária e suficiente para o consumo humano.

O administrador do FGC para área de Negócios aludiu, nesta senda, que o mais importante é o efeito de externalidade positiva para os pequenos produtores, pelo facto de ser considerada a indústria âncora, que compra suínos aos pequenos e às famílias.

Quanto à actividade do FGC em 2023, informou que a nível da província da Huíla, foram concedidas 18 garantias, avaliadas em 56 mil milhões de Kwanzas, onde mais de 50% são investimentos ligados ao sector agrário e a seguir para a pecuária e indústria transformadora.

Em termos globais, a província da Huíla é a terceira da lista de emissão de garantias, ombreando com Cuanza Sul. Ambas têm 72 garantias e estão a seguir de Luanda e Benguela.

"Damos nota que concedemos garantias bastante e estamos dispostos para facilitar o financiamento para os empresários da província da Huíla", frisou Eduardo Mohamed.

A fábrica de suinicultura, matadouro e salsicharia da Marvone, com a garantia do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), beneficiou de um financiamento do Banco Caixa Angola no valor de 2.479.329.520 de kwanzas.

Inaugurada pelo governado da Huíla, Nuno Mahapi Dala, a fábrica instalada na comuna da Huíla, município do Lubango, tem capacidade diária para transformar entre 50 e 70 porcos em presuntos, fiambres e outros derivados desta espécie animal.

Tema: FGC
Data: 29 de Março 2024