NOTÍCIA

Governador da Huíla quer mais financiamentos para as empresas locais

FGC Notícias Governador da Huíla quer mais financiamentos para as empresas locais
Governador da Huíla quer mais financiamentos para as empresas locais

Governador da Huíla quer mais financiamentos para as empresas locais

O Governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, revelou que o sector privado da província da Huíla precisa de mais financiamentos das instituições financeiras bancárias e não bancárias, pelo facto de a sua história estar ligada a presença de investidores muito fortes.

Após o corte de fita da fábrica de presuntos, fiambres e outros derivados da carne suína, pertencente a Marvone, o governante disse ser um projecto simbólico, não só para o desenvolvimento económico da província, mas também por esta actividade abrir hoje um investimento que tem a ver com a marca e identidade verdadeira da província da Huíla.

"Fazer este investimento é dar continuidade do que é verdadeiramente a diversidade da história desta província, que se chama Huíla", lembrou peremptório, para reforçar que este grande investimento vai gerar mais consumo nacional e mais postos de trabalho locais e mais satisfação no sector privado.

Na mesma senda, Nuno Dala acrescentou que a história de suinicultura é centenária, que deve ser mantida, mas, para tal, precisa-se continuar a fazer investimentos neste ramo e em outros, “por isso tem de ser a cadeia para que o consumidor consiga receber os produtos de qualidade”.

O governante disse que, mesmo com investimentos rudimentares, a província sempre se manteve firme em toda a cadeia de produção, permitindo que o produto chegue à mesa do consumidor com maior qualidade.

"Há, aqui, na Huíla, uma grande oportunidade para que o sector financeiro angolano, e não só possa apoiar o empresariado, não só na transformação, mas também na criação da matéria prima primária" advogou.

O acto de inauguração da charcutaria contou com a presença de membros do Governo provincial, empresários, autoridades locais, bancos comerciais e uma comitiva do Fundo de Garantia de Crédito, liderada pelo administrador para área de Negócios, Eduardo Mohamed.

Deste modo, Nuno Dala fez o repto às instituições financeiras, afirmando: "nós não estamos preocupados com as outras províncias, estamos preocupados connosco mesmo, por isso é importante que a banca angolana e todo esse sector financeiro tenha uma visão muito particular e muito importante, para que consigamos alavancar mais uma vez a Huíla".

Durante a sua explanação, reiterou que província foi sempre um verdadeiro motor na logística deste país ao longo da história, daí a necessidade de resgatar toda a base económica ainda com muita dificuldade.

Nuno Dala entende que o sector financeiro joga um papel fundamental no apoio ao empresariado. "Temos homens capazes para trabalhar, temos infraestruturas capazes para dinamizar, mas temos muitas dificuldades, por isso precisamos que as instituições financeiras ganhem coragem e metam dinheiro na província da Huíla, porque queremos exportar, para o país e o mundo", concluiu o governante.

A fábrica, desenvolvida pela empresa Marvone, contou com a garantia do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), tendo beneficiado de um financiamento do Banco Caixa Angola no valor de 2.479.329.520 de kwanzas.
 

Tema: FGC
Data: 28 de Março 2024