A Directora Comercial do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Márcia José, defendeu, esta terça-feira, em Luanda, a inclusão de mais bancos no apoio às acções em torno do alargamento da concessão de crédito no quadro do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).
A posição da Directora Comercial surge do facto de esta linha operacionalizada pelo Fundo, apesar de todas as condições e vantagens que o programa apresenta, ainda encontrar alguma contracção por parte dos bancos em conceder financiamentos aos projectos.
Márcia José falava durante a abertura da Formação em Avaliação de Projectos e Investimento do Sector do Agronegócio, com duração de 13 dias, visando proporcionar um refreshment e discussão de temas que apoiem a dinâmica do processo de análise e aprovação dos planos de negócio no PDAC, além de reforçar o conceito de diversificação da economia no sector agrícola.
Na actividade, o FGC reforçou o compromisso em impulsionar o crescimento do agronegócio, através da participação activa na formação em avaliação de projectos de investimentos no agronegócio, oferecida pela Agrifinance, em colaboração com o PDAC.
Esta iniciativa, que visa capacitar e elucidar profissionais do sector para a análise criteriosa de projectos agrícolas, além do FGC, conta com a participação activa do MINAGRIF, PDAC e INAPEM.
Ao participar activamente dessa iniciativa, o Fundo reafirma o compromisso em apoiar o desenvolvimento sustentável do agronegócio, proporcionando as garantias necessárias para viabilizar projectos que impulsionem a produtividade e a competitividade do sector.
A sessão de abertura contou com a presença especial do Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do MINAGRIF, Anderson Jerónimo, Coordenador do PDAC, Estêvão Chaves, Gestor da UFCP do PDAC, João Sunda, e o administrador do INAPEM Bráulio Augusto.