NOTÍCIA

FGC e BCI juntam forças para impulsionar a LAPS

FGC Notícias FGC e BCI juntam forças para impulsionar a LAPS
FGC e BCI juntam forças para impulsionar a LAPS

FGC e BCI juntam forças para impulsionar a LAPS

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) tem um novo parceiro para reforçar a dinâmica de operacionalização da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS). Trata-se do Banco de Comércio e Indústria (BCI), instituição com a qual rubricou, esta terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento.

O acordo, assinado pela parte do FGC por Luzayadio Simba, Presidente do Conselho de Administração, e Eduardo Mohamed, Administrador da Área de Negócios, e pelo BCI, por Renato Borges, Presidente da Comissão Executiva, e Jardel Duarte, Administrador Executivo, visa promover e financiar projectos que contribuam para o desenvolvimento sustentável em várias áreas-chave da economia.

Ao unirem forças, o FGC e o BCI deram um passo importante para facilitar o acesso ao financiamento das empresas e empreendedores que procuram implementar projectos sustentáveis, promovendo, assim, o crescimento económico, destacou o PCA do Fundo.

“Este memorando é de extrema importância para os projectos sustentáveis, uma vez que, após longa negociação no âmbito da LAPS, conseguimos, finalmente, firmá-lo e assegurar garantias automáticas que vão até 200 milhões de kwanzas”, salientou Luzayadio Simba

Da parte do BCI, o Administrador Executivo Jardel Duarte expressou, igualmente, entusiasmo em relação à parceria com o FGC, por se tratar de “um grande desafio” que vai, forma muito acentuada, impulsionar a preparação desses pequenos negócios.

“Temos um objectivo claro de trazer alguma seriedade e acompanhamento muito próximo a projectos, para que não haja surpresas menos positivas naquilo que os clientes têm que honrar na fase inicial da execução dos negócios”, disse Jardel Duarte.

Além deste acordo no âmbito da LAPS, o FGC e BCI já têm outros acordos firmados no quadro do GAP (Garantias de Apoio à Produção) e PDAC (Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial), esses dois com operacionalizacão activas.

Em relação à LAPS, as garantias às MPME’s cobrem até 75 por cento do financiamento, equivalente a 200 milhões de kwanzas.

Tema: FGC
Data: 14 de Maio 2024