NOTÍCIA

Fundo quer adesão de mais bancos no financiamento da LAPS

FGC Notícias Fundo quer adesão de mais bancos no financiamento da LAPS
Fundo quer adesão de mais bancos no financiamento da LAPS

Fundo quer adesão de mais bancos no financiamento da LAPS

O Fundo de Garantia de Crédito pretende que mais entidades bancárias adiram à estratégia de financiamento ao sector produtivo, através da operacionalização da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS). O apelo foi feito, terça-feira, em Luanda, pelo Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba.

Durante a assinatura do Memorando de Entendimento entre a instituição que dirige e o Banco de Comércio e Indústria (BCI), que visa criar condições para financiar os micro, pequenos e médios negócios, o PCA do FGC defendeu a necessidade do alargamento da rede de bancos a apoiar a operacionalização da LAPS.

“Nós pretendemos que haja mais bancos a aderir à LAPS, que é o novo produto do FGC, no sentido de se proporcionar mais ofertas em termos de financiamento”, apelou o PCA, para quem a referida linha não é um produto acabado, daí que não há limitações à adesão dos bancos.

Luzayadio Simba esclareceu que o Fundo está a desenhar a LAPS para corresponder às necessidades e à capacidade de cada banco. Porém, fez referência a outros produtos disponíveis pelo FGC, designadamente as Garantias de Apoio à Produção (GAP) e o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

O gestor fez avançou que, no quadro do acordo com o BCI, as garantias automáticas vão até aos 200 milhões de kwanzas, uma estratégia que vai contribuir, em grande medida, para o Fundo alcançar a meta de emitir mil garantias neste ano.

“Para alcance desta meta, precisamos de um alinhamento não só com a banca, mas, também, com os próprios promotores. Estes últimos devem apresentar propostas viáveis para serem analisadas e apoiadas no quadro das actuais três linhas de financiamento”, rematou o PCA do Fundo.

 

Tema: FGC
Data: 16 de Maio 2024