NOTÍCIA

Mais de 300 garantias emitidas em cinco meses

FGC Notícias Mais de 300 garantias emitidas em cinco meses
Mais de 300 garantias emitidas em cinco meses

Mais de 300 garantias emitidas em cinco meses

Pelo menos 300 garantias públicas foram concedidas, nos primeiros cinco meses deste ano, pelo Fundo de Garantia de Crédito, para apoiar os micro, pequenos e médios negócios, anunciou, esta sexta-feira, o Presidente do Conselho de Administração.

Luzayadio Simba, que revelou este dado durante a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Banco Angolano de Investimentos (BAI), no quadro da operacionalização das Garantias de Apoio à Produção (GAP) e da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), avançou que o Fundo pretende emitir mil garantias até ao final do ano.

O gestor esclareceu que as 300 garantias foram emitidas por meio das linhas GAP, PDAC e LAPS, sendo que 20 por cento dessas foram concedidas através da Agência Regional do Lobito, representação que iniciou a actividade a 6 de Dezembro do ano passado, como parte da estratégia de expansão da instituição no país.

Na ocasião, Luzayadio Simba reiterou a necessidade de se dar outra dinâmica aos desembolsos, um processo que considerou apresentar alguma lentidão da parte da banca comercial, numa altura em que se impulsionar cada vez o sector da Agricultura, para o fomento da segurança alimentar e diversificação alimentar.

Sobre o acordo com o BAI, o PCA disse que se pretende criar as condições para a concessão Automática de Garantias Parciais de Crédito às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME´s), Cooperativas e Empreendedores Singulares.

O acordo foi rubricado, pela parte do FGC, pelo presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, e o administrador para Área de Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed, enquanto do lado do BAI assinam os administradores executivos José Carlos Castilho Manuel e João Cândido Soares de Moura Oliveira Fonseca, respectivamente.

No âmbito da LAPS, para aprovação automática da Garantia Pública, o Fundo compromete-se a garantir financiamentos de um montante máximo de Kz 200 000 000,00 (Duzentos milhões de Kwanzas).

Para o caso da GAP, o acordo refere que a cobertura máxima da Garantia Pública a ser prestada pelo FGC a favor do Credor (BAI), por cada empresa financiada, será de um valor equivalente em Kwanzas de até USD 5 000 000,00 (Cinco milhões de dólares), tendo por referência o câmbio do BNA no momento da solicitação da Garantia Pública.

Tema: FGC
Data: 17 de Maio 2024