O I Fórum Sobre a Cadeia de Valor do Porto do Namibe, com participação do Fundo de Garantia de Crédito, terminou sábado, 25, com um apelo dos governos da região Sul a convidarem o empresariado a investir nos diversos sectores daquela parcela do país.
Durante o único painel do dia, subordinado ao tema “Projectos Âncora das Províncias do Hinterland”, os governadores Archer Mangueira, do Namibe, e José Martins, do Cuando Cubango, e os vices-governadores Maria João Chipalavela, da Huíla, e Apolo Ndinoulenga, do Cunene, destacaram as grandes potencialidades da região, daí apelarem a uma maior acção do sector privado, principalmente. O referido debate, moderado pelo Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, serviu para lançar oficialmente o projecto Corredor do Namibe, eixo promotor do desenvolvimento económico do Namibe, Cuando Cubango, Cunene e Huíla.
Os governantes propuseram os investidores a apostarem em sectores da Agricultura, Turismo, exploração de Recursos Minerais, Pecuária, Pescas, Imobiliário, Apicultura, entre outros. Entretanto, Archer Mangueira, José Martins, Maria Chipalavela e Apolo Ndinoulenga garantiram que os Governos Provinciais vão reforçar os programas que visam a criação de condições para atrair os investidores, entre as quais a melhoria das vias de circulação. Organizado em conjunto entre o Ministério dos Transportes, Governo Provincial e o Porto local, o fórum, que encerrou este sábado, enquadrou-se nas festividades do 70° aniversário da Empresa Portuária do Namibe, celebrado a 24 de Maio.
O acto de encerramento do fórum foi presidido pelo Secretário de Estado Rui Carreira, em representação do Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.