O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) foi uma das instituições de destaque na Gala de Premiação da Feira da Banana do Bengo, realizada, sábado, no Panguila.
Para a escolha do FGC entre os premiados, a organização da feira, com duração de quatro dias, teve em consideração a sua contribuição significativa para o desenvolvimento económico e o apoio ao sector agrícola.
Segundo os organizadores da 10ª Edição da Feira da Banana do Bengo, o Fundo recebeu o prémio pela sua actuação exemplar na facilitação de crédito, impulsionando o crescimento das micro, pequenas e médias empresas do sector agrícola.
Além da premiação do FGC e outros participantes, a cerimónia de encerramento foi, igualmente, preenchida por um espectáculo de música e dança nacionais, tendo a Governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, prestigiado a gala.
No discurso de encerramento, Maria Antónia Nelumba reconheceu o contributo de todos os expositores no apoio ao desenvolvimento regional e reforçou o apelo para a necessidade da inovação no agro-negócio.
A Feira da Banana reuniu 361 expositores, entre grandes e pequenos agricultores, associações de camponeses e cooperativas agrícolas, além de empresas do sector da Indústria, Comércio e dos Recursos Minerais e outros servicos.
A organização considera o evento um marco para a promoção do cultivo sustentável da banana e para a valorização dos produtores locais.
Durante os quatro dias, mais de 3.930 pessoas visitaram as tendas instaladas no espaço do evento, daí a organização ter avançado que "essa edição superou todas as expectativas, em termos de variedade de produtos expostos e de volume de vendas, cujo patamar ascendeu os 129.515.000 kwanzas".
Aliás, a Governadora do Bengo afirmou estar muito satisfeita, pela forma como decorreu a feira e acredita que, em 2025, haverá uma maior participação de expositores, por o governo estar a trabalhar no sentido de mobilizar mais agricultores.
"Queremos ter mais produção de banana, porque este é o nosso produto de bandeira” rematou Maria Antónia Nelumba.