O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) conta, desde esta terça-feira, com a parceria do Banco de Fomento Angola (BFA), para dinamizar a Linha de Apoios aos Projectos Sustentáveis (LAPS), após as duas instituições assinarem um Memorando de Entendimento.
A assinatura do acordo, que decorreu durante a cerimónia de lançamento oficial da Linha de Garantia Diversifica Mais, teve como signatários, da parte do FGC, Luzayadio Simba, Presidente do Conselho de Administração, e Eduardo Mohamed, Adminstrador para Negócios, e a PCA
Maria do Carmo Bernardo e Sebastião Massango, Administrador Executivo, pelo BFA.
Assim, o BFA passa a ser a décima instituição bancária com a qual o FGC tem acordos rubricados no sentido de dinamizar a operacionalização da LAPS e facilitar o acesso ao financiamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME's).
O Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, que testemunhou o acto de assinatura do acordo, reiterou a necessidade da banca ter um papel mais activo no apoio aos projectos das MPME's, com garantias públicas.
Por isso, convidou as outras instituições bancárias a aderir à LAPS, mas as outras operacinalizadas pelo FGC, como a GAP (Garantias de Apoio à Produção), PDAC (Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial) e à Linha de Garantia Diversifica Mais, lançada esta terça-feira.
Até agora, o Fundo tem acordos com os bancos BFA, YETU, BCI, BCS, Millennium Atlântico, BPC, BIC, Caixa Geral Angola, BCA e BAI.